Logotipo O Norte
Domingo,7 de Setembro

Copasa ganha prêmio de saneamento por trabalho no Norte de Minas

Jornal O Norte
Publicado em 08/11/2006 às 11:15.Atualizado em 15/11/2021 às 08:44.

Luciene Ferreira e Lúcia Franco


Da Lynce Comunicação



A unidade Distrito do Verde Grande, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), com sede em Montes Claros e que atende 13 municípios da região Norte de Minas Gerais, conquistou o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS 2006), categoria ouro, nível II.



Realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) o PNQS é reconhecido como a mais importante distinção do setor de saneamento da América Latina. A solenidade de premiação será dia 16 de novembro, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, onde também será conhecido o resultado da categoria Inovação da Gestão em Saneamento (IGS) que reconhece práticas de gestão desenvolvidas pelas companhias.



Os vencedores irão participar de uma missão técnica na Alemanha, onde conhecerão tecnologias e o sistema de gestão dos serviços de saneamento das empresas consideradas modelos. Também receberão o troféu Quiron e um diploma de excelência



O PNQS é dividido em duas categorias principais, de 500 e 250 pontos. Na primeira, conquistaram o troféu Ouro nove unidades de cinco empresas. Além do Distrito do Verde Grande, foram reconhecidas a Superintendência Operacional Sudoeste, de Araxá, da COPASA; a Unidade de Saneamento de Dois Irmãos, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan); o Escritório Regional de Feira de Santana e as unidades de negócio de Bolandeira e da Federação, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa); as unidades de negócios Leste e Sul, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp); e a Unidade Regional de Ponta Grossa, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).



Nesta mesma categoria, outras três unidades foram agraciadas com o troféu Prata: a Superintendência Operacional de Belo Horizonte e a Superintendência Regional do Vale do Aço, da COPASA; e o Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae), do Rio Grande do Sul – única companhia a conquistar o prêmio que não é estadual.



No nível I, foram vencedoras oito unidades de quatro concessionárias: a Superintendência de Produção de Água, de Águas Claras, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Escritório Regional de Guanambi, da Embasa; a Unidade de Serviço Industrial Regional de Londrina, da Sanepar, e cinco unidades de saneamento da Corsan, dos municípios de Camaquã, Campo Bom, Esteio, Montenegro, além da Superintendência Sitel, em Porto Alegre.



DESAFIO



O Distrito do Verde Grande (DTVG), com sede em Montes Claros, está subordinado à Superintendência Operacional Centro-Norte e atua nos limites da bacia hidrográfica do rio Verde Grande, em 13 localidades, com serviços de água, e em 4 delas com serviços de esgoto.



Apesar de estar localizada no Norte do estado de Minas Gerais, região conhecida como Polígono da Seca, a unidade garante 97,74 % de água tratada e 92,93% de coleta de esgoto aos municípios que atende, representando uma população aproximada de 380 mil habitantes.



Além de Montes Claros, o DTVG opera os sistemas das cidades de Juramento, Vista Alegre, Nova Esperança, Coração de Jesus, Glaucilândia, Claro dos Poções, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Ibiaí, Itacambira, Jequitaí e Lagoa dos Patos.



De acordo com o gerente da unidade, Leonardo Vasconcelos Guimarães, dos 13 Municípios operados pela COPASA com o abastecimento de água, 8 possuem concessão das prefeituras para operação do sistema de esgotamento sanitário, dos quais 3 já contam com o sistema de coleta e tratamento de esgoto implantados: Juramento, Vista Alegre e Nova Esperança.



Em Montes Claros, a COPASA coleta 94% do esgoto gerado e iniciou em 2005 as obras de ampliação e melhoria do sistema de esgotamento sanitário, que inclui a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Com investimentos de R$ 96 milhões, essas obras contribuem para a despoluição dos rios Vieira e Verde Grande. A expectativa é que a ETE entre em funcionamento até 2008. Nas cidades de Coração de Jesus, Glaucilândia, Claro dos Poções e Engenheiro Navarro, a previsão é que o serviço de esgotamento sanitário entre em operação no início do ano que vem.



AGILIDADE



Responsável por 110 mil ligações de água e 95 mil de esgoto, o Distrito do Verde Grande conta com o Serviço de Atendimento Integrado (SATI), com uma frota de 78 veículos e 178 empregados operacionais. Possui uma linha direta com os clientes (telefone 115) para solucionar problemas nas redes de água e esgoto. Os pedidos também podem ser feitos diretamente nas agências de Atendimento ao público. Devido à agilidade no seu atendimento o DTVG obteve em pesquisa de opinião, aplicada por empresa externa em toda sua área de abrangência, um índice de satisfação do cliente de 92, 94%.



Leonardo Guimarães ressaltou a importância da conquista do troféu ouro PNQS em todo o DTVG: “Na busca pela premiação houve uma mudança de comportamento de todos os colaboradores. Estamos trabalhando para atingir essa meta desde 2001. As visitas a outras unidades da Copasa foram fundamentais no aprimoramento da nossa gestão”. Ele lembrou que este ano, além da valorização do trabalho, os empregados estavam motivados para superar os desafios. “O nosso objetivo é a busca permanente da satisfação do público externo e interno”.



O PRÊMIO



Ao comemorar 10 anos de reconhecimento internacional, o PNQS deste ano bateu um recorde de participação, com 37 empresas de água e esgoto, inscritas. As vencedoras foram escolhidas por uma banca de examinadores formada por profissionais expertises na área de gestão.



- O reconhecimento pelo PNQS é conseqüência de um trabalho conjunto da Unidade, um modelo de gestão importante, no qual buscamos cumprir os critérios necessários para garantir a melhoria contínua dos processos. Com o maior aprimoramento do trabalho, união dos empregados, gerando a satisfação dos nossos clientes e consequentemente o reconhecimento como referencial de excelência no setor - afirma Félix Medeiros gestor de Qualidade do DTVG.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por