Minas do Norte

Contratações para fim de ano estão em alta na região, mas...

Dados da Fecomércio apontam: quase 15% dos empresários do Estado devem reforçar quadro

Leonardo Queiroz
Publicado em 16/11/2022 às 22:17.
Comércio está animado para o primeiro Natal após dois anos de restrições por causa da pandemia

Comércio está animado para o primeiro Natal após dois anos de restrições por causa da pandemia

O calendário do comércio para o fim de ano tem proporcionado novas oportunidades de emprego temporário com mais pessoas nas ruas e mais dinheiro circulando. Pesquisa da Fecomércio MG aponta que quase 15% dos empresários de Minas Gerais devem reforçar o quadro nesse último trimestre. 

Ainda de acordo com a pesquisa a oferta de vagas será maior ou igual ao ano passado para 50,9% dos entrevistados abordados. Os cargos que se destacam são para os vendedores(77,19%), operadores de caixa (22,81%) e estoquistas (15,79%) e ao todo 42,2% das empresas possuem uma perspectiva para efetivação de funcionários.

O presidente da CDL, Ernandes Ferreira destaca que as contratações temporárias no comércio já começaram desde Outubro. “Muitos processos seletivos já começaram a ser realizados desde o mês de outubro. Muitas lojas aproveitam esses funcionários para a Black Friday, Natal e também para o mês de Janeiro onde muitos colaboradores tiram férias. E dependendo do bom trabalho desse colaborador temporário, o mesmo pode até ser efetivado no emprego devido à boa atuação”, conta.

“Já trabalhei como vendedor temporário em duas lojas em períodos de final de ano e devido o meu desempenho fui contratado. Hoje eu trabalho de carteira assinada e aproveito o período de fim de ano que é bem movimentado para fazer trabalhos extras que somam no meu orçamento. Há oportunidade para todos. Basta ir atrás que tudo dá certo”, conta Marcos Souza de 42 anos. 

De acordo com Blayton Moraes da empresa Blayton Bartender o momento exige reforço no quadro de colaboradores “Prestamos um serviço de excelência em festas e eventos em todo o Norte de Minas e devido a alta demanda tivemos que treinar e capacitar novos colaboradores para atender com qualidade todos os nosso clientes. Além de ser uma oportunidade para os colaboradores também temos a possibilidade de descobrir novos talentos que possam vir a fazer parte do nosso quadro”, conta. 

...vendas precisam melhorar

Dentre os segmentos com mais admissões projetadas estão os de tecido, vestuário e calçados e supermercados. E a pesquisa ainda aponta que apesar de uma parcela dos empresários estar disposta a contratar, a maioria não encontra motivo para incrementar o quadro de pessoal (83,4%) sendo os principais fatores apontados pelos entrevistados estão a falta de movimento que justifique as contratações (55,9%), a não contratação de funcionários temporários para o período (27,0%) e a preferência por qualificar os efetivos (26,1%).  

Além disso, 23,4% dos entrevistados apontaram a falta de experiência e/ou capacitação (18,8%) e a dificuldade de se encontrar profissionais sem o perfil adequado para a função (9,4%) como fatores que dificultam a contratação de funcionários temporários.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por