A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) prorrogou o prazo de inscrição para a segunda edição do Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras 2025. Produtores ou padronizadores de cachaça e aguardente de cana, interessados em participar, devem buscar o escritório mais próximo da Emater e apresentar a documentação até o dia 8 de agosto. Embora a Emater preste assistência ao produtor, regularizado ou não, para participar do edital é necessário que a marca seja registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
A iniciativa, de acordo com Matheus Felipe Freire, técnico da Emater, funciona também como um estímulo para que eles busquem a regularização. A instituição atende a 22 municípios e cerca de 180 alambiques. “A gente atende ao produtor rural independentemente de regularização, mas um dos nossos atendimentos é de incentivo ao produtor nessa situação de regularização. São muitos os critérios, que passam pela situação financeira, sanitária e de mercado. O primeiro passo é passar pela Emater”, explica.
Nesse sentido, a instituição desenvolve em todo o Estado a campanha “O legal merece um brinde”. Matheus reforça que, assim como foi desenvolvida a cadeia produtiva do queijo e do café, está sendo com a cachaça. O objetivo, conforme o técnico, é dar assistência ao produtor e incentivar as boas práticas. “Os premiados têm divulgação boa, colocam no rótulo essas medalhas. A primeira edição foi um sucesso, tivemos muitas inscrições e esperamos que esse ano seja similar e gere resultados tanto para o produtor como para a sociedade em geral. Quando você promove a cadeia produtiva, promove tudo que está relacionado a ela, desde emprego ao turismo e comércio”, disse.
Flaviano Cruz de Souza, produtor em Salinas, conta que a participação em concursos está se tornando uma rotina e acredita nesse processo como mais uma certificação, resultando na confiança do consumidor. Ele começou participando de um concurso da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), em 2022. Satisfeito com a forma criteriosa exigida para os participantes, deu prosseguimento às competições. Em 2023, participou de um concurso na Expo Cachaça, em Belo Horizonte, e faturou a medalha de prata com a cachaça branca. Em 2024, foi a vez de participar no concurso da Emater, desta vez, com a cachaça de Carvalho, uma série especial, limitada e numerada, lançada exclusivamente para comemorar os 30 anos da empresa. “Ficamos com a medalha de prata. Isso gera uma credibilidade muito grande, o consumidor tem a certeza de que está degustando um produto de qualidade. Nosso alambique tem essa garantia para o consumidor”, conta o produtor que deu continuidade ao negócio fundado pelo pai e tem na produção de cachaça sua atividade principal.
Certificada como a Capital Nacional da Cachaça desde 2018, a partir da lei 13.773, de autoria de Raquel Muniz, deputada federal da 55ª Legislatura, Salinas tem mais de 120 marcas, conforme Zonete Mendes, da assessoria de comunicação da prefeitura de Salinas. Ele destaca que o município está sempre incentivando os produtores, também com o intuito de fortalecer a regularização e manutenção da qualidade. Para Zonete, a cachaça local é especial e não por questão de arrogância, mas porque os moradores já nascem no ambiente e absorvem naturalmente o apreço pela manipulação do produto. Além disso, a posição geográfica e o clima são favoráveis. O título, diz Zonete, “é uma dádiva. Salinas tem uma dívida com Raquel, que conduziu isso na Câmara. Ela não sabe o tamanho da contribuição que deu ao município ao tramitar esse projeto. Somos detentores de uma cultura forte na produção de cachaça e isso não tem dinheiro que pague. A gente zela com muito carinho por esse título”, diz. E complementa, “sabemos fazer cachaça. Quer aprender? A gente ajuda. Tudo que a gente sabe, a gente passa para frente. É nessa direção”, conclui.
INSCRIÇÃO
Após a inscrição, o prazo de envio das amostras concorrentes para o escritório da empresa, em Belo Horizonte, termina no dia 15 de agosto. O anúncio dos vencedores e a premiação acontecem em novembro. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Emater.