Da Redação
GLAUCILÂNDIA - Mais um requerimento dos vereadores, Diu e Pulu (PTB), Ricardo Soares e Batista Pinheiro (PMDB), Nilson Rodrigues - PL e dos então vereadores Natalino de Oliveira (sem partido) José Vieira – PMDB, no ano de 2002, foi atendido no último dia 30 de março, com a inauguração da Ete - Estação de tratamento de esgoto pela Copasa nesta cidade. A obra foi uma parceria do município de Glaucilândia-Copasa-Governo de Minas, durante a primeira gestão do governador Aécio Neves - PSDB, que contou também com o apoio do deputado federal Saraiva Felipe - PMDB e do deputado estadual Arlen Santiago - PTB, que muito contribuíram para início e andamento das obras.
A Ete teve início na gestão do ex-prefeito Jurandir Rodrigues, com a maior parte da obra construída até o final do ano de 2004. Na época, Jurandir atendia a um pedido dos vereadores, e também a um anseio da comunidade local. Com a inauguração da Ete, Glaucilândia passa a ser uma das cidades de Minas que têm 100% de seu esgoto tratado, beneficiando assim toda a população e o meio ambiente, não interferindo no equilíbrio ecológico local, sobretudo do Rio Verde Grande, um patrimônio dos glaucilandenses e de toda população do Norte de Minas, uma vez que é um dos afluentes do Rio São Francisco.
Glaucilândia é a cidade mais próxima de Montes Claros, com apenas 25 km de distância, e abre mais uma porta para alavancar o turismo da cidade, uma vez que se desenvolve não prejudicando o meio ambiente. Dessa forma pode se tornar um potencial turístico num futuro bem próximo, bastando unir comunidade e poder público local e buscar explorar conscientemente as belezas da natureza sem agredir o meio ambiente, como já vem sendo praticado na cidade.