Alexsandro Mesquita
Correspondente
GLAUCILÂNDIA - Na última quinta-feira, 20, foi eleito o novo presidente do Comitê da bacia hidrográfica do Rio Verde Grande para a gestão 2007/2010. Marcelo Ferrante Maia, prefeito de Glaucilândia, assume a presidência no lugar de José Valter Alves, que se despediu apresentando um breve histórico do comitê e sua trajetória desde o início dos trabalhos, bem como a parceria com a Ana – Agência nacional das águas, quando implantou em 2001 o projeto piloto do CBH. A bacia compreende 27 municípios do Norte de Minas e 08 do Sudoeste da Bahia. Além da Ana, o comitê conta com vários parceiros, como a Codevasf, o Dnocs, a SRH – Superintendência de recursos hídricos da Bahia, entre outros.
OBJETIVO
O objetivo do comitê é promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos, atuar na conciliação de conflitos relacionados ao uso da água, e ainda aprovar o plano de recursos hídricos da bacia.
EXPERIÊNCIA
Se depender de experiência e boa vontade no quesito cuidados com o solo e preservação do meio ambiente, é bem provável que o comitê terá à sua frente uma das pessoas mais interessadas e preocupadas com o futuro da humanidade. O prefeito Marcelo Ferrante foi o responsável pela criação do SOS Rio Verde Grande, quando foi eleito prefeito de Glaucilândia para o pleito 1997/2000, e na mesma época esteve na vice-presidência da Amans.
Só nos últimos 2 anos foram construídas mais de 300 bacias de captação de água de chuva e terraços em grande parte da zona rural.
Marcelo Ferrante diz que todas as decisões a serem tomadas são necessárias para a participação de todos os segmentos da bacia.
MEMBROS
O comitê é formado por representantes dos usuários de água da bacia (14 membros), entre eles irrigantes, indústrias, mineradoras, empresas agropecuárias, concessionárias de água e esgoto, geradores de hidroeletricidade, setor hidroviário de turismo, pesca, lazer e outros usos. Reúne ainda membros do poder público (12 membros), sendo prefeituras e órgãos estaduais do Norte de Minas e do Sudoeste da Bahia, que fazem parte da bacia; e órgãos federais. Também podem participar a sociedade civil (9 membros), ou seja: instituições de ensino superior, entidades de classe , Ongs, Oscips e associações comunitárias.
PRESENÇA
Estiveram presentes ainda na eleição e na solenidade de posse os deputados estaduais Paulo Guedes e Ana Maria. Além de Osmani Barbosa Neto, representante do prefeito de Moc Athos Avelino, Rodrigo Flexa, superintendente de apoio de recursos hídricos da Ana, Ricardo Peres Demicheli, representante da Emater, Marley Caetano de Mendonça, representante do ministério do Meio Ambiente, Maria Aparecida Nunes, da superintendência de recurso hídricos da Bahia, entre outras autoridades.
O evento foi realizado no auditório do parque de exposições João Alencar Atayde, em Moc. Tomaram posse também João Damásio Frota Machado Pinto como secretário, e José Castor Castro de Abreu, vice-presidente do comitê.