JANAÚBA – Desde domingo até a quinta-feira, 18, acontece nesta cidade a Semana da Luta Antimanicomial em que serão realizadas diversas atividades, dentre elas celebração religiosa, entretenimentos, teatros e palestras sobre o o convívio com as pessoas portadores de transtorno mental.
De acordo com a presidente da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Janaúba, Maria Aparecida Padovezi (Padô) Miranda, as atividades são alusivas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. O Movimento Antimanicomial é um movimento social existente há 30 anos e visa promover a discussão sobre a loucura e sua forma de tratamento. Há cinco anos foi aprovada a lei que redireciona o modelo assistencial em saúde mental e propõe a liberação de recursos para a implantação dos serviços substitutivos aos hospitais psiquiátricos.
Em Janaúba, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – foi implantado em junho de 2003 e, segundo Padô Miranda, reduziu, de forma significativa, o número de internações em hospitais psiquiátricos. No ano 2000 e 2001 foram realizadas 58 internações de pacientes com transtornos mentais e nos últimos nove meses de 2005, apenas dois pacientes de Janaúba foram internados. O CAPS é um lugar de referência e tratamento para pessoas portadoras de transtorno mental grave e persistente.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
A Semana da Luta Antimanicomial em Janaúba consiste de celebração religiosa na segunda-feira, 15, às 15h, no CAPS, em frente ao Fórum; panfletagem e orientação aos motoristas sobre o CAPS, isto na terça-feira, 16, em frente ao centro psicossocial; na quarta-feira, 17, os usuários do CAPS e familiares participarão de um dia de lazer no clube da Abip, nas proximidades da barragem Bico da Pedra; e no dia 18, quinta-feira, às 14h30, há encenações teatrais pro grupos de usuários do CAPS e reunião para constituição da associação de familiares e portadores de transtorno mental.