O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) está com inscrições gratuitas para o Processo Seletivo de Agricultores Familiares do 1° Circuito Agroecológico. Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de agosto por meio do site www.codanorte.mg.gov.br. O programa oferece capacitações gratuitas, kits de feira livre e uma plataforma online gratuita para a venda de produtos.
A iniciativa é desenvolvida pelo Codanorte, a partir de um convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no valor de R$ 531 mil. Serão contemplados agricultores de 14 municípios da região. Os seminários e palestras acontecerão ao longo da execução do projeto, e para participar basta ser agricultor e estar situado nos municípios de Bocaiuva, Bonito de Minas, Buritizeiro, Capitão Enéas, Itacarambi, Januária, Japonvar, Mirabela, Montes Claros, Ponto Chique, Pedras de Maria da Cruz, São Francisco, São João da Ponte e Varzelândia.
“O objetivo é potencializar o Desenvolvimento Regional valorizando a Agricultura Familiar e o meio rural com atividades em gastronomia, turismo rural, capacitação, aquisição de equipamentos, assistência tecnológica e educacional”, disse o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo.
O resultado com a lista dos agricultores selecionados acontecerá entre os dias 9 e 10 de setembro e, entre os critérios de seleção, estão residir nos municípios contemplados pelo edital; ser agricultor familiar; comprovar qual atividade é praticada pelo agricultor (agricultura convencional, orgânica, agroecologia, cultivos agrícolas, hortaliças, alimentos étnicos, produção de alimentos artesanais); demonstrar se realiza práticas agroecológicas (plantios diversos e saudáveis, conservação do solo, sustentabilidade ambiental, adubos orgânicos, compostagem, proteção dos recursos naturais).
BENEFÍCIOS
Os selecionados terão direito ao Eco-móvel que é uma plataforma gratuita de venda online para 600 agricultores familiares que terão mais uma ferramenta de venda para escoamento de sua produção; Eco-ponto que é um kit feirante para 70 famílias que serão beneficiadas com barracas, uniformes e equipamentos para ofertar a Feira Livre do Agricultor Familiar nos respectivos municípios; eco-escola que são palestras educacionais para 14 escolas levando informações para adesão de importantes políticas públicas da agricultura familiar e a Eco-produção que serão cursos de Extensão e Turismo para 14 municípios beneficiando 300 alunos que terão capacitação e treinamento voltados para o circuito curto de comercialização agroecológica.
“A ideia do Processo Seletivo pelo Codanorte surgiu da necessidade de potencializar os diversos canais comerciais por meio da venda direta e outras modalidades de circuitos curtos de comercialização para escoamento dos produtos represados, serviços e processos associados à sociobiodiversidade das comunidades rurais por parte desses nossos agricultores da nossa região”, explica a coordenadora de projetos do consórcio Soraya Ottoni.
“O Eco-móvel é uma plataforma gratuita de venda online que ajudará o produtor a mostrar o seu produto para todos. O mundo hoje vive na era digital e com os nossos agricultores consorciados não seria diferente. A nova forma de relações de compra e venda por meios digitais avançaram muito nos últimos anos por conta do avanço das tecnologias e hoje nos vemos diante das mídias com mercados digitais e marketplace. As pessoas e os consumidores estão adaptados a comprar por meio digital em diferentes classes econômicas. Os celulares estão nas mãos de todos e isso cresceu muito. Então, quem não está nesse lugar de compra e venda por meios virtuais perde oportunidade e espaço no mercado. Quem está nesse lugar está ganhando clientes com mais força do que aqueles que não estão”, completa a coordenadora.