Marlon Bruno
Correspondente
BOCAÚVA – “Estamos felizes com o resultado da meta da citologia atingida no seu município. Cumprimentamos e parabenizamos toda a equipe que deu uma demonstração de compromisso e competência”, é o que relata a correspondência enviada pela Secretaria Estadual de Saúde à Clínica da Mulher de Bocaiúva.
A Clínica ultrapassou a meta de atendimentos citopatológicos cervico-vaginal (papanicolau) atendendo a 99,70% das mulheres bocaiuvenses.
Segundo Denise Araújo, diretora da Clínica da Mulher, o trabalho vem sendo desenvolvido de acordo com as necessidades de cada paciente. “Estou muito satisfeita, não só pela meta atingida, mas também por saber que nosso atendimento é eficaz”, disse Denise. “No momento do exame do papanicolau, todas as pacientes recebem um kit individual para a consulta. Valhe lembrar que todos os procedimentos são gratuitos”, completou.
Desde o ano de 2001, a Clínica realiza estes exames contra o câncer. De acordo com Clínica, a prevenção é o método mais adequado para se prevenir a doença. “O único problema que enfrentamos é o preconceito que algumas mulheres ainda têm com este exame”, disse uma funcionária da Clínica.
O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero. O sucesso do teste é porque ele pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.
Para marcar uma consulta basta que a mulher compareça na Clínica, situada no projeto arquitetônico com o Hospital Regional, quando logo será atendida. Não necessitando de qualquer receita médica ou orientação para a realização de qualquer exame.