Reginauro Silva
Enviado especial
FRANCISCO SÁ - Tiveram continuidade ontem, quarta-feira, os trabalhos da CLI - Comissão legislativa de inquérito, que apura denúncias de nepotismo e de contratações ilegais promovidos pelo prefeito deste município, Ronaldo Ramon Fernandes de Brito - PFL. Foram ouvidas as ex-vereadoras Maria Inês Silveira Carlos e Ildeni Alves Figueiredo, bem como o comerciante Paulo César Pereira Leite.
Ex-vereadora Maria Inês aponta dezenas de parentes
na prefeitura e licitações mui amigas publicadas no Diário Oficial
(fotos: Wilson Medeiros)
Todos confirmaram depoi-mentos colhidos anteontem, terça-feira, pela CLI, de que o prefeito contratou parentes em praticamente todos os setores da prefeitura e que, sistematicamente, prestigia empresas comerciais, de construção e de prestação de serviços geridas por pessoas de sua família ou de vereadores que lhe dão sustentação na câmara municipal, onde tem maioria de 5x4. Bem como de ter convocado três vereadores para seu secretariado, promovendo a ascensão de três suplentes que lhe são fiéis, gerando uma despesa mensal de R$ 18 mil para a prefeitura.
PROVAS DOCUMENTAIS
O depoimento considerado mais consistente foi o da ex-vereadora Maria Inês, que inclusive apresentou documentos (licitações publicadas no Minas Gerais que indicam a contratação de ônibus escolares de parentes do prefeito ou de vereadores ligados a ele, para prestar serviços ao município).
Ela confirmou o privilegiamento das empresas A Construtora e da papelaria Bazar São João, de propriedade de irmãos do prefeito, como fornecedores exclusivos da prefeitura desde que Ronaldo Ramon assumiu.
Reforma da Praça Jacinto Silveira teria sido realizada
por um consórcio de parentes
Outra denúncia que está sendo apurada pela CLI é a contratação da reforma da Praça Jacinto Silveira por um consórcio de parentes do prefeito e de seu líder na câmara, Gilberto David.
A CLI contra Ronaldo Ramon terá prosseguimento hoje, com a oitiva dos comerciantes Hélio Pereira Leite, Dimas de Souza, Pedro Fábio Oliveira, Jair Pereira, Neil César Brito, José Zezito e Adão Carlos Veloso, bem como do cidadão Kedson Luís Gonçalves, a partir das 09 horas.