sustentabilidade

Cintecs sustentável

Congresso debate aspectos da sustentabilidade e da inovação

Márcia Vieira
Publicado em 30/08/2025 às 11:47.
Evento aborda vários aspectos dos temas sempre com foco na administração pública (Márcia Vieira)
Evento aborda vários aspectos dos temas sempre com foco na administração pública (Márcia Vieira)

Com cerca de 30 stands, cinco palcos temáticos e expectativa de público de mais de três mil pessoas nos dois dias de evento, foi aberto o 3° Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública (Cintecs), promovido pelo Codanorte em parceria com o Sebrae.

Representando o Governo de Minas, a Secretária Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marilia Carvalho de Melo, que pela terceira vez participa do Cintecs, é uma das palestrantes do evento. À reportagem de O Norte, Marilia destacou a construção da sustentabilidade como meta do governo e ressaltou que, para avançar nessas políticas é necessária a aproximação com os municípios e consórcios. “Falar sobre mudanças climáticas, sobre saneamento, questões de mercado, são temas de muito interesse. E obviamente, o tema inovação tem tudo a ver com a nossa agenda de meio ambiente”, afirmou. Questionada sobre as recentes mudanças nas normas de licenciamento ambiental, ela disse que a alteração atende, inclusive, a uma demanda do setor de pecuária do Norte de Minas. “Nós racionalizamos o licenciamento. Até mil hectares hoje está dispensado o licenciamento para pecuária, para culturas anuais. Mas isso não significa flexibilização. As regras ambientais continuam vigentes e a gente quer que o investimento que os produtores rurais faziam em estudos, de fato, sejam aplicado em prática de conservação, de melhoria de qualidade ambiental das propriedades rurais”, pontuou. .

O ex-Procurador Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, falou sobre o papel colaborativo entre a instituição e os municípios e destacou que observa uma expansão e desenvolvimento de novos atores, com o Norte de Minas se situando como fronteira de desenvolvimento. Sobre as alterações na legislação ambiental, ele afirma que há uma necessidade das leis se adequarem à evolução da sociedade. “A lei de cidadania e licenciamento, obviamente, precisava se modernizar também, pois os processos são eletrônicos, a consciência ambiental é maior, o compromisso empresarial é maior com o meio ambiente, há uma vigilância maior do mundo, da sociedade, sobre as questões ambientais”, diz, acrescentando que dentro desse espectro de evolução, as mudanças têm que ser feitas com razoabilidade e o processo , dinamizado, com compromisso de quem vai empreender. 

Miguel Felipe, prefeito de Joaquim Felício e Presidente da Codanorte, aposta na terceira edição do Cintecs como a confirmação da “união de talentos e propósitos na engrenagem que move o desenvolvimento e o despertar para soluções conjuntas e construção de políticas públicas utilizando ciência e tecnologia “. 

O evento contou com atrações artísticas e culturais, com apresentação do Grupo Fitas, stand-up de Rafael Cortez, de Rick Chester e apresentação de artistas regionais. Ainda na programação, show da cantora Maria Gadu e palestra de Leandro Karnal para encerrar o evento.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por