
Com cerca de 30 stands, cinco palcos temáticos e expectativa de público de mais de três mil pessoas nos dois dias de evento, foi aberto o 3° Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública (Cintecs), promovido pelo Codanorte em parceria com o Sebrae.
Representando o Governo de Minas, a Secretária Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marilia Carvalho de Melo, que pela terceira vez participa do Cintecs, é uma das palestrantes do evento. À reportagem de O Norte, Marilia destacou a construção da sustentabilidade como meta do governo e ressaltou que, para avançar nessas políticas é necessária a aproximação com os municípios e consórcios. “Falar sobre mudanças climáticas, sobre saneamento, questões de mercado, são temas de muito interesse. E obviamente, o tema inovação tem tudo a ver com a nossa agenda de meio ambiente”, afirmou. Questionada sobre as recentes mudanças nas normas de licenciamento ambiental, ela disse que a alteração atende, inclusive, a uma demanda do setor de pecuária do Norte de Minas. “Nós racionalizamos o licenciamento. Até mil hectares hoje está dispensado o licenciamento para pecuária, para culturas anuais. Mas isso não significa flexibilização. As regras ambientais continuam vigentes e a gente quer que o investimento que os produtores rurais faziam em estudos, de fato, sejam aplicado em prática de conservação, de melhoria de qualidade ambiental das propriedades rurais”, pontuou. .
O ex-Procurador Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, falou sobre o papel colaborativo entre a instituição e os municípios e destacou que observa uma expansão e desenvolvimento de novos atores, com o Norte de Minas se situando como fronteira de desenvolvimento. Sobre as alterações na legislação ambiental, ele afirma que há uma necessidade das leis se adequarem à evolução da sociedade. “A lei de cidadania e licenciamento, obviamente, precisava se modernizar também, pois os processos são eletrônicos, a consciência ambiental é maior, o compromisso empresarial é maior com o meio ambiente, há uma vigilância maior do mundo, da sociedade, sobre as questões ambientais”, diz, acrescentando que dentro desse espectro de evolução, as mudanças têm que ser feitas com razoabilidade e o processo , dinamizado, com compromisso de quem vai empreender.
Miguel Felipe, prefeito de Joaquim Felício e Presidente da Codanorte, aposta na terceira edição do Cintecs como a confirmação da “união de talentos e propósitos na engrenagem que move o desenvolvimento e o despertar para soluções conjuntas e construção de políticas públicas utilizando ciência e tecnologia “.
O evento contou com atrações artísticas e culturais, com apresentação do Grupo Fitas, stand-up de Rafael Cortez, de Rick Chester e apresentação de artistas regionais. Ainda na programação, show da cantora Maria Gadu e palestra de Leandro Karnal para encerrar o evento.