minas do norte

Cintecs reúne mais de 2.500 pessoas em Montes Claros

Com foco na comunicação eleitoral, evento realizou mais de 100 palestras em dois dias

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 21/06/2024 às 20:41.
A segunda edição focou na comunicação eleitoral, com mais de 100 palestrantes em seis painéis temáticos, apresentações simultâneas, mostra científica, feira de negócios com 30 estandes e shows musicais (LEONARDO QUEIROZ)

A segunda edição focou na comunicação eleitoral, com mais de 100 palestrantes em seis painéis temáticos, apresentações simultâneas, mostra científica, feira de negócios com 30 estandes e shows musicais (LEONARDO QUEIROZ)

Nos dias 19 e 20 de junho, Montes Claros sediou a 2ª edição do Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para Gestão Pública (CINTECS). O evento, realizado em parceria pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) e o Sebrae, reuniu mais de 2.500 pessoas e apresentou mais de 100 palestras.

A segunda edição teve o foco em comunicação eleitoral e contou com a participação de mais de 100 palestrantes divididos em seis painéis temáticos com apresentações simultâneas, mostra científica, feira de negócios com mais de 30 estandes e shows musicais. 

O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, explica que o Cintecs é um evento muito importante. “Falar de inovação, tecnologia e sustentabilidade para a gestão pública é muito importante, onde precisamos aprender a acompanhar as inovações, a mudar o pensamento dos nossos munícipes e principalmente o que o mundo está vivendo. Esse ano superamos nossas expectativas em público, palestras e palestrantes”, diz o presidente. 

Matheus Santos, analista de negócios do Sebrae Minas em Montes Claros, explica que dentro do Cintecs o Sebrae trabalha para o desenvolvimento e surgimento de novos negócios. “É trabalhada a melhoria, a capacitação dos gestores públicos, para que a partir dessa capacitação e melhoria de conhecimento desses gestores, eles possam desenvolver políticas públicas e ações dentro do município que favoreçam o crescimento, o desenvolvimento e a permanência das micro e pequenas empresas dentro desse território”, diz.

“Dentro do evento, o Sebrae tem uma forma específica sobre atração de investimentos, sobre marco legal da inovação e sobre regularização fundiária. Dentro desses assuntos, a gente entende que quando o município se prepara dentro dessas temáticas, ele traz um ambiente mais favorável para que aconteçam vendas, que aconteçam compras, para que as pessoas tenham mais ambiência para desenvolver os negócios E mais segurança para empreender”, completa o analista.  
 
MINISTÉRIO PÚBLICO 
O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Jarbas Soares Júnior, que participou do evento, reforçou a atuação do Ministério Público de Minas Gerais durante esse tempo, principalmente para a comunicação eleitoral. 

“Temos uma legislação eleitoral que tem todos os instrumentos de que precisamos para evitarmos todo o tipo de abuso econômico, político e uma grande preocupação dessa eleição é o abuso dos meios de comunicação, as mídias sociais e os grupos de WhatsApp. O que o MP já direcionou é que caçará as eleições que usaram disso”, afirma. 

“Esses eventos que discutem gestão pública trazem boas experiências para serem adotadas pelos municípios, coisas que alguns já fizeram e deram certo e que outra precisa aplicar na cidade. Ajuda também os municípios que tem uma menor estrutura jurídica a ter decisões melhores, porque vejo muitos prefeitos e prefeitas querendo acertar e o ministério público participando dessas discussões só mostra que nós não somos contra eles, nós temos que trabalhar juntos, buscando as soluções”, finalizou o procurador-geral. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por