Logotipo O Norte
Domingo,7 de Setembro

Cinema no Rio exibe filmes em Minas Gerais e na Bahia

Jornal O Norte
Publicado em 20/07/2006 às 11:54.Atualizado em 15/11/2021 às 08:40.

Tiago Severino


Correspondente



PIRAPORA - Para os moradores de cidades ribeirinhas de médio e pequeno porte, assistir a um filme em um cinema é uma idéia distante. Para a maioria das pessoas os filmes resumem-se a produção americana que é veiculada nas emissoras de televisão. Com o objetivo de aproximar o público e a sétima arte nacional o projeto Cinema no Rio estará neste ano em 26 cidades (13 em Minas Gerais e 13 na Bahia).



O projeto promoverá exibições gratuitas de curtas e longas-metragens em praças de cidades margeadas pelo São Francisco. A missão é democratizar o acesso a obras audiovisuais. Todos os filmes são produções nacionais. Com mais 55 mil expectadores em duas edições, o projeto pretende atingir, em 2006, um público de 100 mil pessoas.



Também, será apresentado um micro-documentário gravado e editado na cidade que está recebendo o projeto. Serão entrevistados moradores da localidade. Dando oportunidade do público de expressar idéias sobre questões da realidade de cada um. Todos os vídeos montados ao longo do projeto serão, posteriormente, remetidos às emissoras de televisão educativas e universitárias para a exibição.



O projeto estará, no dia 22, em Pirapora, no dia seguinte em Buritizeiro. A partir daí, a expedição, abordo da lancha Luminar, visitará também no estado de Minas as localidades de Barra do Guaicuí, Ibiaí, Ponto Chique, Cachoeira do Manteiga, São Romão, São Francisco, Pedras de Maria da Cruz, Januária, Itacarambi, Matias Cardoso e Manga.



Os curtas que serão exibidos são: O Boto, Iara, Nascente, Curupira, Secos e Molhados. Longas foram escolhidos: Cinema, Aspirinas e Urubus; Aboio; O Caminho das Nuvens; Narradores de Javé; Espelho d´agua; A Pessoa é para o que nasce. A média é a apresentação de dois de cada categoria por cidade.



Pela primeira vez, a expedição também irá ao estado da Bahia. Segundo o coordenador do projeto, Inácio Neves, desde a primeira exibição em 2004, a intenção era promover apresentações até aquele estado. O próximo passo é percorrer o trecho navegável e não-navegável do São Francisco. De Pirapora até a foz.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por