As chuvas desta semana em Montes Claros e região acenderam o alerta em relação às medidas adotadas para prevenir transtornos, mortes e prejuízo nesta época do ano.
Em Salinas, município arrasado pelas chuvas do ano passado, a prefeitura informou que foram feitos serviços como limpeza de bueiros e trabalhos de drenagem em todos os locais onde ocorriam inundações.
Vários pontos passaram por manilhamento. Segundo a prefeitura, há um projeto para construção de barragem de contenção das águas que descem das serras e passam pelo córrego (do município), atravessando os bairros São Cristóvão e Santa Cláudia. No entanto, a execução da obra depende de liberações de emendas parlamentares e maquinário.
Em São Francisco, o rio de mesmo nome, que banha a cidade, subiu e provocou danos. “Alagou tudo. Várias casas e lojas ficaram inundadas, mas não houve desabrigados”, diz o empresário Roberto Vieira, morador da cidade.
A reportagem tentou contato com a prefeitura, mas até o fechamento da edição não houve retorno.
MONTES CLAROS
Na quinta-feira (24), o volume de chuvas em Montes Claros chegou a 40mm. A Defesa Civil local, por meio do secretário Anderson Chaves, informou que o município adotou todas as providências preventivas em planejamento que reuniu o órgão, a Defesa Social e o Desenvolvimento Social. “O Ginásio Ana Lopes, em caso de necessidade, estará disponível para receber famílias em situação de risco. A Defesa Civil, com apoio da Guarda Municipal, está vistoriando as áreas de risco do município”, afirmou.
PREVISÃO
Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, uma frente fria que passava pela região Norte do Estado já está na Bahia. A previsão para o fim de semana indica possibilidade de chuvas isoladas na região, mas nada significativo. Não há previsão de temporais. “Vamos ter mais é calor. A previsão é de temperaturas em elevação no fim de semana”, diz Ruibran.