Logotipo O Norte
Domingo,12 de Maio
minas do norte

Chuvas renovam esperanças dos produtores rurais

Em Espinosa, por exemplo, foram registrados cerca de 500 mm desde dezembro

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 31/01/2024 às 20:13.

Suely Santos, agricultora familiar da região do Pentáurea, expressa sua gratidão pelas chuvas (Arquivo pessoal)

Agricultores e pecuaristas do Norte de Minas comemoram o período chuvoso e repetem o jargão de que “chuva é bênção”. Para Maria Suely Santos, que integra a Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros da Região do Pentáurea (Aspropen), em uma região extremamente seca como Montes Claros, Norte de Minas, qualquer gota de água é bem-vinda. Ela declara que, embora pareça muito, o volume de chuva não afetou a plantação.

“Pelo contrário. A chuva para nós é sempre melhor. O calor esquenta a terra e alguns alimentos não ficam bons. A chuva é importante para manter o lençol freático. A exceção é para as folhas, que não gostam da chuva”, explica Suely pontuando que a escassez de alimentos no mercado, como atualmente ocorre com o chuchu, é resultado do extenso período de estiagem e das elevadas temperaturas.

Patrícia Fuji, também associada da Aspropen, reitera a fala da colega em relação às hortaliças. “Os prejuízos são visíveis. As folhosas, como a alface, não aguentam. O mesmo acontece com a abobrinha italiana, o tomate. Tem vários alimentos muito sensíveis à chuva, mas a gente fica muito feliz com ela. É necessária para abastecer as nascentes e não faltar durante o período de seca que temos que enfrentar”, afirma. 

EXTREMO NORTE
Em Espinosa, localizada a 277 km de Montes Claros, no extremo norte do estado, o presidente do Sindicato Rural, Marcos Nogueira, destaca que as chuvas superaram as expectativas. Nogueira estima que, desde dezembro de 2023, tenha chovido aproximadamente 500 milímetros na cidade e em seus arredores. Como resultado, a represa, que estava com um volume inferior a 30%, hoje está atingindo cerca de 70% de sua capacidade. “Já estamos com a reserva boa, um volume de água bom para passar o ano, para dar continuidade ao projeto de irrigação. A chuva superou nossas expectativas”, relata o presidente pontuando que os produtores que estavam desanimados, ganharam um fôlego em 2024 — “No mês de dezembro foi bastante apertado para nós, bem seco. Agora a esperança veio para o produtor. Melhorou a criação, o pessoal teve mais reserva de pasto, então é muito bom, não só para os fazendeiros, mas para os agricultores também”.

Questionado sobre eventuais inconvenientes da chuva, Marcos declara que eles acabam sendo inevitáveis. O maior deles é a danificação das estradas, que incide diretamente no escoamento da produção. Quanto ao preço de alguns alimentos que sofrem aumento neste período, ele afirma que “muita gente se assusta, mas é uma consequência do que nós passamos seis meses atrás, que foi um período muito crítico de seca aqui na nossa região. Com a chuva a expectativa sempre é a de melhorar “, finaliza.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por