Chuvas de março trazem ânimo aos produtores

Jornal O Norte
20/03/2006 às 10:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:31

Benjamim Oliveira Júnior


Correspondente

NOVA PORTEIRINHA – O veranico que assolava a microrregião da Serra Geral de Minas pelo menos deu uma trégua neste mês. Fazendo jus à letra da música, Águas de março, as chuvas trouxeram um alento aos produtores rurais e também à população. Desde o dia 05 chove regularmente em Nova Porteirinha e Janaúba, assim como em outras localidades da microrregião. O índice pluviométrico aproxima-se do total de chuva em março do ano passado.

Depois da amargura de janeiro e fevereiro, em que choveu apenas 7,9 milímetros e 39,6 mm, respectivamente, neste mês a característica é diferente da que se imaginava.

Chuva em Janaúba provoca inundações em ruas e alegria para os jovens (foto: Oliveira Júnior)

Até ontem, sexta-feira, havia chovido 133,4 mm em Janaúba e Nova Porteirinha, cidade onde está instalada a unidade do 5º Distrito de meteorologia, responsável pela coleta de informações sobre a chuva e temperatura para o banco de dados mundial.

Conforme Antônio Borges, da unidade do 5º Distrito, na quinta-feira, 16, choveu cerca de 60 milímetros, superior aos 39,1 milímetros registrados no dia 11. Numa comparação aos últimos quatro anos, o índice pluviométrico de março deste ano não é tão crítico. Em março do ano passado foram 151,2 mm contra 253,6 mm em 2004. Porém, o mês de fevereiro deste ano deixou a desejar em termos de chuva. Os 39,6 mm registrados no mês passado foram aquém dos 151 mm constatados no mesmo período de 2005 e muito longe dos 234,8 mm de fevereiro de 2004. Os primeiros meses de 2003 foram críticos em chuva: 7,3 mm em fevereiro e 18,8 mm em março de 2003.

CHUVA FORTALECE EXPOAGRO

Bastou uma semana consecutiva de chuva para que os ruralistas de Janaúba se animassem quanto à realização da exposição agropecuária local, prevista para 15 a 23 de abril. O presidente do Sindicato rural de Janaúba, Isaías Gonçalves Dias, afirmou quinta-feira, 16, que a mudança climática nesta semana fortalece a Expoagro. 

- Naturalmente isso provoca uma substancial melhoria nas pastagens e, conseqüentemente, na recuperação de peso do gado. Diante disso, reafirmo que a Expoagro de Janaúba será realmente em abril - diz.

O extensionista Sinvaldo Mota (Cica), da Emater-MG, escritório de Janaúba, ressalta que as chuvas de março não alteram o quadro com relação às culturas de grãos, que foram praticamente dizimadas. Mas, conforme Mota, ajudam na recuperação de pastagens e no plantio de milho. O prefeito de Catuti, José Barbosa Filho (Zinga), citou que as chuvas dos últimos dias serviram para recuperar alguns rios e lagoas, além de promover o enchimento de pequenas barragens, cuja água servirá para abastecer o gado.

BARRAGEM CHEIA

Em duas semanas o volume de água da barragem Bico da Pedra, entre as cidades de Janaúba e Nova Porteirinha, subiu meio metro. De acordo com o Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG), ontem, sexta-feira, o nível de água da represa estava três metros abaixo de atingir o vertedouro – ponto em que há transbordamento natural de água. Numa comparação a março do ano passado, a situação difere pouco. No dia 17 de março de 2005 o nível de água estava a 1,20 metro do vertedouro (cota máxima de 2005) e finalizou o mês com a redução de 10 centímetros do volume de água.

A última vez que a barragem Bico da Pedra “sangrou” (volume de água atingiu o vertedouro) foi há 13 anos. Em 2004 esteve próximo, pois faltaram apenas 90 centímetros. Um ano antes ficou a quatro metros. Hoje, o volume de água da represa está cerca de onze metros acima do ponto crítico.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por