Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – Os Comdecs – conselhos municipais de defesa civil – de Janaúba e Nova Porteirinha iniciaram ontem, terça-feira, a visita aos moradores ribeirinhos do rio Gorutuba, principalmente no perímetro urbano das duas cidades. Essa ação é em virtude do aumento de volume de água da barragem Bico da Pedra, distante cinco quilômetros das cidades de Nova Porteirinha e Janaúba, e com possibilidade de transbordamento.
Nível da represa volta a subir e fica meio metro do transbordamento (foto: Oliveira Júnior)
A Defesa Civil orienta os moradores ribeirinhos quanto a possibilidade das casas serem atingidas pelo transbordamento da represa ou então com o aumento gradativo e controlado da vazão da água para o rio. Isso pode provocar a inundação das praias Ilha de Caiçara e Copo Sujo, que são uns dos pontos atrativos do Já-na-folia, o carnaval de Janaúba.
O relatório preliminar dos conselhos não aponta caso de desabamento e nem imóveis em situação de cair face às chuvas dos últimos dias. De sábado, 4, até ontem choveu o correspondente a 81,7 milímetros em Nova Porteirinha e Janaúba. O acumulado no mês é 93,6 milímetros, contra 39,6 milímetros verificados em fevereiro de 2006.
- Um dos problemas em algumas casas do bairro Novo Paraíso, em Janaúba, na margem esquerda do rio Gorutuba, é o telhado que se encontra com goteiras – disse o Soldado André Luís, da Polícia Militar, que integrou a Defesa Civil na vistoria das casas ribeirinhas.
AUMENTO DE VAZÃO
Os conselhos municipais de defesa civil de Janaúba e Nova Porteirinha têm representantes das prefeituras, câmaras, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Distrito de Irrigação do Gorutuba, Codevasf e dirigentes de entidades e instituições. Na reunião extraordinária realizada na segunda-feira, 5, foram definidas estratégias para o possível transbordamento da barragem Bico da Pedra.
Entre segunda-feira, 5, e ontem, o nível de água da represa subiu 10 centímetros, segundo dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba, órgão mantenedor da barragem do Vale do Gorutuba. Desde sábado até ontem, a cheia foi de 30 centímetros. Com isso, a lâmina d´água da represa Bico da Pedra está meio metro do transbordamento.
Uma das medidas para conter a cheia imediata do rio Gorutuba e com isso impedir transtornos é o aumento da vazão de água liberada pela represa. Até então, a vazão era em torno de 200 litros por segundo. Desde ontem, a vazão de água para o rio passou a ser de um metro cúbico (mil litros) por segundo. Não está descartada a possibilidade da vazão, proposital, aumentar para cinco mil litros por segundo. Isso seria necessário para minimizar os problemas, caso a barragem transborde.