Oliveira Júnior
Correspondente
JANAUBA – O aumento da vazão de água na barragem Bico da Pedra provocou cheia no rio Gorutuba, no sábado, 17. Em conseqüência disso, houve inundações nas praias e destruição de uma das travessias, na cidade. A lâmina de água, que era de 20, centímetros acima do vertedouro, subiu para 60 centímetros na manhã de sábado de carnaval.
Força da água arranca cabeceira da travessia e interdita uma das passagens sobre o rio (foto: Oliveira Júnior)
A travessia no final da rua Jacinto Mendes, conhecida por ponte de “Nego Ro”, no bairro Nova Esperança, ficou interditada. O volume e a força da água derrubaram a cabeceira da ponte. Diante disso, essa travessia entre Janaúba e Nova Porteirinha foi interditada. As praias de Ilha de Caiçara, no bairro Santa Cruz, e Copo Sujo, bairro São Gonçalo, foram inundadas.
BARRAGEM
O volume de água que passa pela barragem Bico da pedra – distante 5 km de Janaúba e Nova Porteirinha – aumentou esta semana. Na segunda-feira, 19, a vazão no vertedouro era 70 centímetros acima do nível normal. Na terça-feira, 20, essa vazão aumentou para 80 centímetros, mesma quantidade verificada ontem, quarta-feira, conforme dados do Distrito de Irrigação do Gorutuba.
No final de semana prolongado choveu em Janaúba e Nova Porteirinha o correspondente a 18,9 milímetros. Com isso, o acumulado desde o dia 1º de fevereiro até ontem é 273,1 milímetros, quase sete vezes do que choveu em fevereiro do ano passado (39,6 mm).