Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – Teve início essa semana o censo agropecuário e a contagem populacional, ambos coordenados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – sendo que a contagem populacional acontece nos municípios com até 170 mil habitantes. O último censo agropecuário foi feito em 1996 e naquela ocasião a microrregião da Serra Geral de Minas, composta de 16 municípios, possuía 13 mil produtores que dominavam uma área de um milhão de hectares.
Há pouco mais de 10 anos em Janaúba existiam 1.064 produtores quer tinham um domínio de área de 203.387 hectares, dos quais 133 mil eram com pastagens naturais e artificiais. Nesse levantamento do IBGE foi constatado que em 1.009 propriedades havia o controle de pragas e doenças. Em 260 propriedades do município utilizava-se a irrigação, enquanto que em 235 áreas constatavam-se a assistência técnica. Pelo menos 371 propriedades tinham o uso de adubos corretivos e em 52 a conservação do solo.
No censo agropecuário de 1996 o IBGE verificou que 647 propriedades de Janaúba tinham energia elétrica; 425 propriedades tinha área inferior a 10 hectares e 14 propriedades possuíam mais de 2 mil hectares, cada. O município também possuía 255 tratores, 146 máquinas para plantio e 30 máquinas para colheita.
POPULAÇÃO
A contagem da população fornecerá dados atualizados para a distribuição do FPM – Fundo de Participação dos Municípios – feita a partir das projeções e estimativas populacionais que o IBGE divulga anualmente. Com base na última estimativa do IBGE, de julho de 2006, Janaúba possuía 70.093 habitantes.