
O Carnaval 2025 começa na sexta (28), e foliões de todo o Brasil se preparam para a festa. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulga uma cartilha com dicas de segurança, como manter pertences próximos ao corpo, evitar itens de valor e usar o celular com discrição. Além disso, recomenda não aceitar bebidas de estranhos, manter o copo sempre à vista e evitar caronas desconhecidas. Em Montes Claros, a regional da polícia contará com 240 agentes atuando durante o festejo.
O delegado Bruno Rezende da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Montes Claros explica que as principais ocorrências registradas durante o Carnaval são de furto, roubo, lesão corporal, embriaguez ao volante, importunação sexual e outras violências contra a mulher. “Visando minimizar essas ocorrências, a Polícia Civil estará a postos para redobrar a segurança dos foliões, mas pequenas medidas podem contribuir para a garantia ainda mais efetiva da sua segurança, como: evitar andar nas ruas portando objetos de valor e grandes quantias em dinheiro, leve somente o necessário; leve os seus objetos, como celular e cartão de crédito, em locais seguros junto ao corpo; evite andar sozinho em locais isolados ou sem iluminação; não dirija, caso tenha ingerido bebidas alcoólicas; mantenha atenção constante em sua bebida e não aceite bebidas de estranhos”, diz.
Com todo o efetivo da PC mineira em prontidão durante o Carnaval, o delegado lembra que “a Delegacia de Plantão continuará funcionando 24h, para recepcionar todos os tipos de ocorrência. E até mesmo algumas cidades da região, que também terão festividades neste período, receberão reforço policial, garantindo o funcionamento ininterrupto das unidades”, completa o delegado.
A modelo montes-clarense Micaelly Pinheiro, que irá passar o carnaval 2025 no sul do país, conta que além do protetor solar e hidratação, os cuidados com a sua segurança são essenciais. “Eu sempre saio com uma pochete ou doleira escondida na roupa, onde guardo meus documentos e uma quantidade em dinheiro. Assim, evito furtos e não perco nada importante. Também ando sempre com um celular carregado e compartilho minha localização com amigos próximos. Na questão da segurança pessoal, fico atenta a qualquer situação suspeita e combino pontos de encontro com minha turma, caso alguém se perca. Além disso, nunca aceito bebidas de desconhecidos e sempre confiro se minha garrafa está bem fechada”, diz.
“Por fim, sei que o Carnaval é tempo de diversão, mas também de respeito. Então, se vejo alguma situação de assédio ou perigo, procuro ajudar ou chamar alguém que possa intervir. Com essas medidas, aproveito ao máximo a festa, mas sem descuidar da minha segurança”, completa a modelo.
Durante a folia, as unidades de plantão da Polícia Civil na capital e no interior estarão abertas para receber ocorrências. A PCMG também contará com o reforço de quase 6 mil servidores, entre policiais e administrativos, na operação Carnaval com Segurança.