Carnaval de todos os ritmos e estilos em Pirapora

Jornal O Norte
Publicado em 02/03/2006 às 11:14.Atualizado em 15/11/2021 às 08:30.

PIRAPORA - O carnaval de Pirapora é o único do estado e um dos poucos do Brasil a ter uma pluralidade de ritmos e estilos reunidos em um mesmo espaço. A programação organizada pela prefeitura para este ano teve desfiles de blocos e escolas de samba, shows de axé, pasigode e apresentações de capoeira e grupos folclóricos.



null



Durante a tarde, a praia piraporense, conhecida como Areão, foi ocupada por turistas e pela população local, que aproveitaram os recursos naturais proporcionados pelo Rio São Francisco. Os foliões assistiram ao show do grupo de pagode Simplicidade. A banda, com mais de 18 anos de existência, toca músicas de Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Revelação e Raça Negra.



Quem quisesse ainda podia optar por passar o dia nos quiosques da Avenida Salmeron. Lá predominava o funk, originário do som mecânico. Cerca de 300 pessoas se aglomeravam no local. Para o próximo carnaval, a secretaria municipal de Turismo diz que pretende ampliar as atrações oferecidas no período da tarde.



Os tradicionais blocos e escolas de samba desfilaram na área de eventos, situada no Centro da cidade. Desde sexta-feira até o último dia de festa, dois blocos e uma escola percorreram a avenida.



TIPOS DIFERENTES



Em Pirapora existem dois tipos de bloco: o caricato, com uma estrutura mais simples, composto por uma bateria e um puxador; e o carnavalesco, que se aproxima da escola de samba, devidamente separado por alas.



O Pira-pirô foi eleito pelo júri como o melhor bloco carnavalesco e recebeu da vice-prefeita Djuliane Dias o troféu de campeã. Com o enredo Erros do passado, a agremiação levou para a avenida cerca de mil pessoas, nas alas das crianças, da melhor idade e enroladinho, para aqueles vestidos nas cores do bloco, amarela e preta.



Helder Maia, organizador do Pira-pirô, diz que a cada ano o carnaval de Pirapora está crescendo e se diversificando, sem perder as raízes dos blocos e escolas, responsáveis pela formação da festa. Ele explica que o samba-enredo apresentado é uma reflexão sobre a urgência da revitalização do Rio São Francisco.



Feras do samba foi eleita a melhor escola. Walter Dantas, presidente da escola, diz que a principal motivação foi o amor à cidade, que tem o carnaval como a mais exaltada das festas, pela participação popular. Ele afirma que a subvenção recebida da prefeitura foi de suma importância para a construção das alegorias.



A escola campeã concorreu com A voz do São Francisco, que desfilou na avenida com a réplica do vapor que dá nome à agremiação. O presidente Edson Costa adianta que em 2007 o samba-enredo será Amor da madrugada, uma homenagem aos boêmios de Pirapora.


Apesar de toda irreverência do bloco Burrão, classificado como o mais democrático por não ter nenhum tipo de restrição ao público, o prêmio para o bloco caricato foi para o Ferro velho, dirigido por Floriano Diniz. Ele desfila todos os anos vestido de sutiã e calcinha e coordena a bateria com mais de 50 membros.



SUPEROU EXPECTATIVA



Segundo o secretário municipal de Turismo, Anselmo Rocha, o desempenho das escolas e blocos superou a expectativa. Ele destaca os trabalhos realizados pelos componentes das agremiações e a animação apresentada pelos integrantes dos grupos.



Depois dos blocos, as bandas de axé se apresentaram. Na sexta foi Vidigal. No sábado foi a vez da banda brasiliense Baladeyra. No domingo, Batuquerê fez um show para mais de 28 mil pessoas. Na segunda, Vira e Mexe tocou até as seis horas da manhã. E as garotas da banda Rosa Chock concluíram o período de festa.



De acordo com o prefeito de Warmillon Braga, por ser uma festa popular,  é necessário que o carnaval seja eclético, para poder agradar a todo tipo de público.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por