Alexsandro Mesquita
Correspondente
GLAUCILÂNDIA - O carnaval talvez seja a festa mais esperada pelos brasileiros. A cultura é extensa e se formos citar os carnavais pelo Brasil não podemos deixar de fora Olinda, Rio de Janeiro, Bahia, isso sem se falar nas festas regionais, como em Januária, Janaúba, Pirapora. Verdadeiras multidões comungam o profano para depois seguir o sagrado, a quaresma.
Em Glaucilândia, há duas décadas ainda era possível ouvir as marchinhas nos barzinhos como os de Selvino e Luiz Adair, no caso deste último com jogo de luz pisca-pisca que fazia a cabeça das pessoas. A fantasia também era adequada, roupas reluzentes, brilhantina nos rostos, máscaras feitas de papel color-sete e muitos confetes.
O tempo passou, a tecnologia avançou ainda mais, a pequena Gláucia cresceu e se tornou cidade. O Rio Verde passou a ser motivo de preocupação e explorado como turismo, já que nos finais de semana atrai turistas de cidades vizinhas, que fogem do calor e do corre-corre.
Desde a sua emancipação é perceptível a mudança na nova geração, Jovens nascidos num tempo em que a música eletrônica montada em grandes palcos com bandas é que ditam o ritmo. É isso que acontece de 9 anos para cá.
Mais uma vez tudo poderá mudar. É que alguns grupos têm se organizado para sair vestidos com camisetas personalizadas. Nos anos anteriores apareceram As Meninas Super Poderosas, A Turma do Amém e o FCM (Futebol, cachaça e mulher), organizado por Leonardo de Castro, atualmente vereador e responsável por outro bloco neste ano, o Carna Copa, que tem mais de 35 participantes. Segundo ele, além da valorização do carnaval, é também da Copa que já está aí.
A intenção é que todos se organizem para posteriormente fazer um carnaval temporão e colocar os blocos na rua. Outro grupo organizado para este ano é o VASSP, segundo Pablo, Vagabundos anônimos sustentados pelos pais. Ele e mais duas pessoas estão à frente, Neilton e Bel. Eles conseguiram formar um grupo com mais de 60 pessoas que estarão vestidas com as camisetas.
Durante os dias de carnaval será montado um som á beira do rio e, à noite, o show e a animação ficam por conta da banda Life.