Minas do Norte

Caravana da saúde

Da Redação
Publicado em 29/08/2022 às 23:25.

Entre os dias 29 de agosto a 2 de setembro Montes Claros recebe a segunda etapa do programa Caravana Rara, programa que leva geneticistas experientes a diversas regiões do país para compartilhar conhecimento sobre doenças raras em regiões mais remotas.

A ideia é possibilitar o diagnostico e compartilhar conhecimento com profissionais que atuam no atendimento primário da rede pública de saúde.  A caravana foi idealizada pela Cheisi, farmacêutica de origem italiana com operação no Brasil. Em Minas, passará também por Bocaiúva, Capelinha, Pedra Azul e Turmalina. 

Existem cerca de oito mil doenças raras descritas na medicina, a maioria de origem genética, sendo que cada uma delas tem sintomas específicos.  

Tal cenário dificulta o diagnóstico precoce, causando impactos na vida dos pacientes e de seus familiares. Geralmente, quem faz essa primeira triagem são clínicos, pediatras, enfermeiros e agentes de saúde, que auxiliam no encaminhamento desses casos, quando identificados na comunidade, para centros de referência. 

No Brasil, embora existam centros de referência na área reconhecidos pelo Ministério da Saúde, eles não estão em todos os estados ou em áreas mais remotas. 

“Nosso objetivo é levar conhecimento para os profissionais da saúde e para a população no geral e, assim, impactar de forma positiva a jornada desses pacientes, ajudando na identificação precoce e no direcionamento aos centros de referência no país”, informa o diretor-médico da Chiesi, Márcio Penha.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por