Candidata ao Conselho Tutelar de Glaucilândia terão de passar por curso de capacitação

Jornal O Norte
Publicado em 26/10/2006 às 09:21.Atualizado em 15/11/2021 às 08:43.

Alexsandro Mesquita


Correspondente



GLAUCILÂNDIA - No dia 24 de novembro será realizada eleição para membros do Conselho tutelar da criança e do adolescente de Glaucilândia.



Os membros serão escolhidos através de um colégio eleitoral formado por representantes de instituições e segmentos credenciados pelo CMDCA - Conselho municipal do direito da criança e do adolescente.



- No dia 31 de outubro haverá uma capacitação no casarão da antiga prefeitura, ministrada por José Sérgio de Oliveira, diretor do Sedese



de Montes Claros, para todos os inscritos. Em seguida serão aplicadas as provas, e só depois dessa avaliação é que saberemos quem tem condições realmente de participar da eleição propriamente dita, explica Maria Lúcia Veloso presidente do CMDCA.



Residir na sede no município há mais de um ano e comprovar experiência de trabalhos realizados com crianças e adolescentes são alguns dos requisitos para inscrição.



CANDIDATA



Maria Neuza Ribeiro, 45 anos, tem três filhos e experiência comprovada através de trabalhos prestados numa escola municipal e estadual do município e diz que ajudar a levar as crianças para a escola foi o que motivou a sua candidatura.



- Eu pensei em entrar para o Conselho tutelar e fazer um bom trabalho, tirá-los da rua para que eles possam estudar mais e seguirem um caminho certo. As conselheiras fizeram um bom trabalho, mas podiam aprimorar e orientar melhor as mães para não deixar os filhos à vontade. Se os filhos não tiverem uma boa orientação eles vão para o mundo das drogas, argumenta Maria Neuza.



Ainda segundo a candidata, é preciso criatividade para saber chamar a atenção dos pais para não causar revolta.



- Os filhos na frente da gente agem de uma forma e por trás, de outra. Por isso nenhum pai aceita que chamem a atenção de seus filhos. Também vou buscar através do conhecimento de livros mais informação sobre o Conselho - diz Neuza.



ATUAL PRESIDENTE



Girlene Marques Carvalho, atual presidente do Conselho tutelar e candidata à reeleição, avalia o trabalho no primeiro mandato:



- Por ser o primeiro mandato, eu acho que foi bom, porque não tínhamos onde procurar informação, então, nós fizemos uma semana de treinamento em Montes Claros, e na medida do possível a gente vai resolvendo os problemas conforme eles vão aparecendo e da maneira que a gente pode. Os que são mais graves e não dão para ser resolvidos aqui em Glaucilândia, nós encaminhamos para a promotora, ela nos orienta. Mesmo o Conselho de Montes Claros e o comissário de justiça, sempre nos orientam, bem como as participações em seminários, onde aprendemos muita coisa.



A posse para os novos conselheiros eleitos será no dia 01 de janeiro de 2007. O mandato tem a duração de três anos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por