Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA - A arborização nos bairros e nas comunidades rurais, assim como a campanha consistente em prol da recuperação e preservação dos rios serão os focos principais da campanha a ser lançada em Janaúba durante a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 3 e 10 de junho. Está previsto o plantio de 20 mil mudas de árvores e atividades pedagógicas alusivas aos recursos naturais.
As mudas serão doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pelo ambientalista Jânio Réus Felipe, que fornecerá muda frutífera a ser plantada nas áreas rurais. A prefeitura, de acordo com a secretária de Obras e Serviços Urbanos, Ivana Márcia Ferreira, fará a abertura de covas para o plantio das mudas de árvores.
Além da arborização, a Semana do Meio Ambiente abordará a revitalização do rio Gorutuba, inclusive com projeto pela recuperação e preservação da nascente do rio. A devastação nas imediações da nascente tem sido uma ameaça para o ecossistema. O caso tem sido debatido nas câmaras de vereadores de Janaúba e Francisco Sá, município onde está situada a nascente do rio Gorutuba.
Na abertura da "Semana do Meio Ambiente", dia 3 de junho, das 8hàs 11h, haverá apresentações culturais com esquetes teatrais e também show com o Grupo Mamulenga, no Parque de Exposição de Janaúba. Nesta semana inicia a seleção de alunos das escolas públicas e particulares interessados em participar do projeto referente à adoção de uma árvore.