Fernando Almeida
Correspondente
A profissão de técnico em agente comunitário de saúde foi regulamentada esse ano. Por isso futuramente só trabalharão na área quem tem o curso técnico. Buscando cumprir com essa determinação e qualificar os agentes comunitários de saúde, começou em Brasília de Minas nesta segunda-feira, dia 22 de outubro, o curso de Técnico.
O curso é uma parceria do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde através da Unimontes e a Secretaria Municipal de Saúde e está sendo ministrado em Brasília de Minas pelos enfermeiros do PSF (Programa Saúde da Família). A duração é de quatro meses sendo 320 horas de aula teórica e 80 de aula prática. Participam do curso 83 alunos sendo dez do município de Luislândia.
A coordenação é da enfermeira Cássia Botelho Cezar que falou da importância do curso: - O curso é de formação inicial e continuada para os trabalhadores de agente comunitário de saúde. Vamos capacitar o agente de saúde para que ele possa ter um maior resgate dos pacientes e juntamente com os enfermeiros, fazer um trabalho de qualidade para a promoção da saúde. Porque o agente comunitário de saúde é o elo entre a comunidade e o PSF -.
O material que será usado pelos alunos é gratuito e de responsabilidade do Ministério da Saúde.