Fernando Almeida
Correspondente
“O Telecentro é um instrumento importantíssimo para o desenvolvimento das pessoas. É um espaço onde todos têm a oportunidade de interagir com o mundo gratuitamente “. Com essa frase, o deputado estadual Paulo Guedes definiu a importância da obra inaugurada em Brasília de Minas, sexta-feira dia 23 de fevereiro.
Os Telecentros fazem parte do Projeto Estadual de Inclusão Digital e estão sendo implantados com recursos dos governos federal e estadual, em parceria com os municípios. Brasília de Minas, que já contava com um Telecentro, que funciona no SOS – Serviços de Obras Sociais –, ganha mais um, que começa a funcionar no dia doze de março, no mercado municipal.
Segundo a secretária de assistência social do município, Tatiana Lélis Almeida, a partir da inauguração fica aberto o período de inscrições, que vai até o dia nove de março, e, partir do dia doze, as pessoas, cadastradas já podem desfrutar dos serviços prestados pelo centro de inclusão digital. Tatiana disse que esse Telecentro do mercado chega para atender pessoas de bairros como Botelho, Araújo, Centro e outras localidades que não foram beneficiadas pelos programas de inclusão digital. Segundo ela, outro Telecentro será implantado no mercado municipal para atender a demanda.
No novo Telecentro, as pessoas podem fazer pesquisas escolares, inscrições para concursos, participar de cursos profissionalizantes e ter acesso a muitas outras vantagens que a internet proporciona. Tudo gratuitamente.
Na presença de diversas autoridades, o prefeito de Brasília de Minas, Francisco de Assis Simões, disse que a prefeitura vai cuidar do Telecentro com o mesmo zelo em que o deputado federal Virgílio Guimarães cuidou ao destinar os recursos para a nossa cidade. Em resposta a afirmação do prefeito e assumindo um maior compromisso com o município, o deputado Virgílio disse: “esse Telecentro é só uma amostra do que podemos fazer juntos para Brasília de Minas”.