Marlon Bruno
Correspondente
BOCAIÚVA - Com o apoio da Cerealista Martins e da Cooperboc - Cooperativa dos pequenos varejistas, o instrutor de jiu-jitsu Anderson Cley Cruz representará esta cidade, nos dias 5 e 6 de maio, no ginásio da AABB, em Belo Horizonte, na X Copa Leão Dourado de Jiu-Jitsu.
Treinando em Montes Claros, na academia Gracie Julião Team, Anderson disputará a competição na categoria peso pena (61 a 67kg) e espera uma boa colocação, pois a copa é uma seletiva para o campeonato mundial, em Long Beach, na Califórnia, entre os dias 23 e 26 de agosto.
O jiu-jitsu é uma arte marcial que utiliza golpes de articulação, como torções de braço, tornozelo e estrangulamento, para imobilizar o oponente. Inclui também quedas, golpes traumáticos e defesas pessoais, como saídas de gravata, esquivas, contragolpes etc. Basicamente usa-se o peso e a força do adversário contra ele mesmo. Essa característica da luta possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer.
Apesar de ser um esporte bastante praticado no Brasil, o jiu-jitsu ainda é pouco conhecido em Boc.
- Ainda não temos academias especializadas e apenas damos instruções todos os sábados, em uma academia aqui de Bocaiúva, para algumas pessoas da cidade, sob a tutela do professor Julião - diz Anderson.
O esportista espera um bom resultado, sendo que essa competição poderá garantir-lhe vaga no campeonato mundial.