Marlon Bruno
Correspondente
BOCAIÚVA - Com o objetivo de visar o fortalecimento da pecuária leiteira para as regiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, no último dia 24, no Centro Cultural Henfil, este município recebeu o primeiro Circuito Procriar - Programa de aprimoramento da pecuária de leite nas regiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. O circuito destina-se a todos os produtores que têm o leite como principal fonte de renda mensal.
Através de palestras e cursos, proferidas por pesquisadores e engenheiros, o Procriar disponibilizou conhecimentos, tecnologia e metodologia de produção que contribuam para o aumento da produção de leite e de animais de qualidade, visando melhoria da renda do pequeno produtor.
Na ocasião foram abordados temas como gerenciamento da fazenda, manejo, produção e utilização de cana-de-açúcar para alimentação de gado de leite, conservação de silagem, manejo de ordenha e qualidade do leite, integração lavoura pecuária, dentre outros.
Para o vice-prefeito José Valter Alves, a iniciativa do Procriar será benéfica para as regiões abrangidas pelo circuito.
- A pecuária é a principal fonte de renda dos produtores das duas regiões cujo perfil apresenta rebanhos com baixo potencial genético, uma alimentação deficiente e um manejo sanitário e reprodutivo inadequado - diz Valter.
O Procriar foi criado há dois anos, é conduzido pela Embrapa Gado de leite em parceria com a Emater MG e conta com o apoio da Funder - Fundação de desenvolvimento regional, além recursos da Finep - Financiadora de estudos e projetos e do MDS - Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
As atividades do circuito realizadas no Vale do Jequitinhonha beneficiaram as cidades de Santo Antônio do Jacinto, Pedra Azul, Salinas e Araçuaí, entre os dias 10 e 13 de abril; e do dia 24 a 27, as cidades de Icaraí de Minas, Januária, Janaúba e Boc, do Norte de Minas.