Marlon Bruno
Correspondente
BOCAIÚVA - Bocaiúva foi um dos onze municípios do Norte de Minas atendidos na terceira etapa do programa Máquinas para o desenvolvimento - Fundomaq. A entrega ocorreu no início deste mês, no pátio externo do estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Na ocasião, a prefeitura adquiriu uma caçamba e um caminhão compacador, que reforçarão a frota e serão quitados até o final do próximo ano.
Nesta etapa, foram beneficiados também os municípios de Capitão Enéas, Gameleiras, Josenópolis, Luislândia, Montes Claros, Pai Pedro, Pirapora, Porteirinha, Várzea da Palma e Verdelândia.
A entrega foi feita pelo governador Aécio Neves, que anunciou a manutenção da isenção de ICMS para as prefeituras adquirirem máquinas e equipamentos até 2008, permitindo a renovação das frotas municipais. Desde o lançamento do programa, em junho de 2005, foram atendidas 716 cidades mineiras, o que representa a cobertura de 85% do Estado. No total, foram entregues 1.238 unidades e a estimativa é de que 13 milhões de pessoas estão sendo beneficiadas.
"Nossa idéia é manter até 2008 a isenção total de ICMS para a aquisição feita diretamente pelas prefeituras. Já são cerca de 85% dos municípios mineiros adquirindo equipamentos que só teriam condições de adquirir através desse esforço", disse Aécio Neves, em entrevista, após cerimônia no estádio Magalhães Pinto (Mineirão).
O governador lembrou também que o Máquinas para o Desenvolvimento é financiado pelo Fundomaq, uma linha de crédito criada especialmente para este fim pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Até agora já foram investidos pelo Governo do Estado R$ 213 milhões no programa.
"O Fundomaq tem o objetivo de ser um programa permanente, até porque ele é um fundo que se renova com o pagamento das parcelas. Não é uma doação. Não é um projeto paternalista. É um projeto que estimula os municípios a estarem em dia com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita os gastos dos municípios com esses investimentos para que não tenham outras ações prejudicadas", destacou Aécio Neves.
Para o prefeito Alberto Caldeira, a modernização da frota municipal é de suma importância para o crescimento regional, sobretudo por permitir que a população das comunidades rurais tenha melhor qualidade de vida.