Paulo Brandão
Correspondente
BOCAIÚVA - Hoje está sendo comemorado nesta cidade, os 118 anos de emancipação político-administrativa. Depois de quase duas semanas de festividades ao padroeiro é chegada a vez do aniversário do município. A programação cultural de ontem, quinta-feira, ficou por conta da Banda Super Som C&A. Hoje, às 21 horas se apresentam a dupla Sérgio & Rodrigo e a banda de axé Batuquerê.
Na programação religiosa haverá às 9 horas um grande Leilão do Senhor do Bonfim, na barraca Tenda da Amizade. Às 19 horas, o padre Ildomar da Fonseca celebrará uma missa em homenagem ao aniversário da cidade.
HISTÓRICO DE BOCAIÚVA
Capataz e tropeiros, a mando de um rico fazendeiro e acompanhados de muitos escravos estavam de passagem pela região, provavelmente no início do ano 1.700 Traziam uma imagem do Cristo crucificado como presente para uma rica e famosa fazendeira do Norte de Minas. Essa mulher, de muitos encantos, também era conhecida por sua religiosidade. Os caminheiros pararam para descansar às margens do córrego, nos fundos do atual matadouro municipal. Quando reiniciaram, depois do descanso, a imagem do santo estava bastante pesada. Com muita dificuldade chegaram junto a uma gameleira, onde novamente pousaram. Naquele lugar ficou definitivamente a imagem de Cristo, pois não houve mais jeito de removê-la.
Apesar de a história estar naturalmente mitificada, nas lendas, há sempre um fundo de verdade. Crê-se que a rota natural percorrida seria o caminho que vinha do antigo Arraial do Tijuco, hoje cidade de Diamantina, através da Serra do Espinhaço. Provavelmente a imagem vinha de Portugal.