Oliveira Júnior
Correspondente
NOVA PORTEIRINHA – Desde ontem e até amanhã, sexta-feira, os projetos de irrigação do Gorutuba, em Nova Porteirinha, e do Jaíba, no município de mesmo nome, recebem uma missão de religiosos, técnicos do Governo e lideranças comunitárias no sentido de captar conhecimento com relação à implantação da agricultura irrigada. A intenção é incorporar o sistema de irrigação desses projetos para o Vale do Jequitinhonha.
(foto: Oliveira Júnior)
O encontro é organizado pela Igreja Católica e reúne o Arcebispo de Montes Claros.Dom Geraldo Majela de Castro e representantes da Arquidiocese de Diamantina, das Dioceses de Janaúba, Araçuaí e Almenara e, ainda, a secretária estadual extraordinária para o desenvolvimento do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinonha e Mucuri, deputada Elbe Brandão e o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana.
Ontem, a comitiva visitou a fazenda experimental da Epamig – Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais, a estação de piscicultura do Projeto Gorutuba e, também, às colonizações I, II e III, todas essas unidades em Nova Porteirinha. Acompanhado pelo diretor da Epamig de Nova Porteirinha, Marco Antônio Viana, as lideranças conheceram o sistema de análise de solo, plantio de morango, abacaxi e do pinhão manso, que é matéria primeira para o biodiesel.
PROJETO JEQUITINHONHA
Na concepção do alemão Heinrich Nikolaus Busselman, coordenador do Projeto Jequitinhonha, a intenção desse projeto é mudar a vida da população local. Segundo ele, que também esteve no projeto Gorutuba, ontem, muitos trabalhos já foram desenvolvidos na região com esse objetivo, mas a população continua na mesma situação de miséria e pobreza. O Projeto Jequitinhonha busca a implantação de agricultura irrigada no Vale do Jequitinhonha com a colaboração e o controle da Igreja para uma população em torno de dois milhões de habitantes com o objetivo de superar a imigração forçada através da criação de oportunidades de trabalho e renda na agricultura irrigada.
Criado em 2006, em 10 anos, o “Projeto Jequitinhonha” pretende criar 100 mil empregos na região. O financiamento será em duas etapas. Na primeira, com investimentos de alemães e brasileiros na faixa de 55 milhões de euros. Na segunda, com o apoio do Banco Mundial, o investimento será da ordem de 200 milhões de euros.
PROGRAMAÇÃO DE VISITA
Nesta quinta-feira, 22, a missão visitará o Projeto Jaíba e retorna para Janaúba no final da tarde para participar de celebração eucarística pelos 60 anos de sacerdócio do Padre José Antista, que está em Janaúba há quatro décadas. Sexta-feira, às 8 horas, haverá a apresentação das demandas diocesanas e discussão e construção de agenda futura.