Logotipo O Norte
Sexta-Feira,19 de Setembro

Batalha judicial pela prefeitura de Buritizeiro

Jornal O Norte
Publicado em 11/05/2007 às 00:33.Atualizado em 15/11/2021 às 08:04.

Chico Gameleira é afastado,


vice assume, fecha prefeitura


e convoca auditoria



Tiago Severino


Correspondente



PIRAPORA - O prefeito de Buritizeiro, Francisco Alves Moreira - PMDB foi afastado do cargo quarta-feira, 09. A decisão foi do juiz da comarca de Pirapora, Fausto Geraldo Ferreira Filho. Chico Gameleira, como é conhecido, é acusado de ter alugado uma retroescavadeira de sua propriedade para o município. O procedimento é proibido, conforme a lei de licitações 8.666/93, e configura ato de improbidade administrativa.  No lugar de Gameleira assumiu o vice-prefeito Luiz Carneiro de Abreu Júnior, Luizinho – sem partido.






Luizinho toma posse após dois anos de rompimento


com o prefeito afastado
(foto: Tiago Severino)



Os dois estão rompidos há cerca de dois anos. Por isso, uma batalha judicial se iniciou para definir quem ficará com a prefeitura. A expectativa dos partidários de Chico é o retorno à função no prazo máximo de uma semana.



EXONERAÇÃO EM MASSA



Na cerimônia de posse, na mesma noite em que foi emitida a liminar, Luizinho anunciou a exoneração dos funcionários de confiança (comissionados) do outro administrador. Ele também determinou o fechamento da sede da prefeitura, para evitar o desaparecimento de documentos, e disse que será feita uma auditoria para averiguar as contas do município.



No discurso, prometeu uma integração maior com o legislativo, que está dividido por fortes rixas entre a oposição e a situação. Cerca de 300 pessoas lotaram a câmara municipal. Seis viaturas, com 14 policiais, garantiram a segurança.



AFASTAMENTO DE GAMELEIRA



O afastamento de Chico Gameleira foi, de acordo com o juiz, para impedir que as investigações fossem prejudicadas, com a destruição de provas, e para evitar a interferência no depoimento das testemunhas, que são funcionários do município. A liminar indica que o afastamento poderá facilitar a localização e envio de documentos e informações.



Todos os bens de Gameleira estão indisponíveis, como forma de garantir o ressarcimento dos recursos aos cofres públicos, caso seja confirmada a irregularidade. Com 73 anos de idade, ele exercia o terceiro mandato.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por