Logotipo O Norte
Domingo,14 de Setembro

Auto-valorização através do grupo de mulheres

Jornal O Norte
Publicado em 23/06/2006 às 10:14.Atualizado em 15/11/2021 às 08:38.

Cinara Ferreira


Correspondente



GLAUCILÂNDIA - Foi criado em Laranjão, zona rural do município de Glaucilândia, um grupo de mulheres, o qual foi transformado em uma associação que se reunem uma vez por mês em local a ser escolhido pelas integrantes do grupo.



O grupo surgiu a partir da necessidade de unir mulheres para se empenharem em desenvolver trabalhos que vão além de cuidar do lar e ajudar o esposo na roça. Funciona como um grupo de escuta, em que cada uma pode falar a respeito de si, e é trabalhado questões relacionadas a auto-estima e rotinas do dia a dia, enfrentadas pelas donas de casa.



Nas reuniões, que acontecem desde fevereiro deste ano, também contam com a presença da psicóloga do PSF, Marla Daniela Alves de Souza, que apresenta temas que dizem respeito a elas.



- Nos encontros, acontecem uma espécie de bate-papo que para as mulheres é como se fosse uma palestra. Eu ouço delas questões difíceis de serem trabalhadas, conversamos a respeito, elas podem falar da experiência vivida por cada uma. “Isso é trabalhar em grupo” - disse a psicóloga.



A Associação das Mulheres Rurais do Município de Glaucilândia, assim como foi denominada por abranger a participação de mulheres das comunidades de Laranjão, Malhadinha e Tabocal, recebe apoio do PSF, Prefeitura e Emater que as auxiliam nos trabalhos que pretendem desenvolver.



As mulheres são incentivadas a se organizarem e se estruturarem para desenvolver uma atividade produtiva que dê lucro, e desta forma, elas poderão perceber que são capazes de ir além do que estão habituadas.



A vice-presidente da associação, Vera Lúcia da Silva, contribui efetivamente em chamar as mulheres que ficam em casa a participarem dos encontros e conhecer de perto o trabalho do grupo.



Ela disse que o grupo já se mobiliza e pretende trazer para a associação, cursos, como corte e costura, curso básico de saúde para as mães cuidarem melhor dos filhos quando doentes. Para isso, já estão com alguns projetos nesse sentido, pois visam melhorar a qualidade de vida das mulheres do município.



Vale lembrar que a associação em breve terá sede própria, será no local onde funcionava a antiga escola em Curral Queimado, onde futuramente ocorrerão as reuniões.



O Grupo de Mulheres tem surtido efeitos positivos às participantes, que a partir do que elas tem presenciado nos encontros, se dedicam a melhorar o tratamento dentro de casa em relação aos esposos e filhos. Pois nas reuniões são repassados para as mesmas como devem agir com os maridos e como deve ser a educação dos filhos.



Algumas das mulheres que participam em todas as reuniões se sentem bem alegres e acham que através desse trabalho, tem melhorado e muito a convivência em muitos lares.



- Estamos vivendo e aprendendo a cada dia, através de experiências que adquirimos das colegas, temos mudado muito, a gente chega em casa mais calma, aprende a ter mais paciência com as crianças e isso ajuda a melhorar a convivência. Está sendo bem legal – disse Dalgiza de Jesus, moradora da comunidade de Laranjão.



Para as mulheres, importante ainda, é a união e a amizade entre as colegas, a auto-valorização das mesmas, a postura e a presença de cada uma no grupo.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por