Foi realizado em Bocaiúva, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o 1° modulo do curso de artes circenses. Atores de grupos teatrais da cidade tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas e habilidades utilizadas no mundo mágico do circo. Dez deles participaram do curso ministrado pelo professor Josias David da Cia. de Artes Thumbam - de Montes Claros. Foram ensinadas técnicas de malabarismo, lira, pirofagia, maquiagem, andar sobre pernas de pau, dentre outros.
De acordo com uma das participantes e incentivadoras para a realização da oficina de artes, Leonara Verlyane, cada aluno aprendeu a vencer os limites da resistência, muitas vezes não adquirido pelos atores no dia-a-dia. “Foi muito proveitosa a oficina ministrada pelo Josias. Ficou explícito o desenvolvimento e a capacidade de criação e absorção de cada um, quando se trata dos movimentos do corpo”.
No dia 28/01 foi apresentada, no Centro Cultural Henfil Henrique de Souza, uma mostra do que foi desenvolvida durante a oficina. Os alunos Alisson de Sá, Emerson Farley, Fabrícia Ferreira, Jonatas Faiane, Laís Emanuele, Pedro Bruno, Rafael Juneo, Rafael Vasconcelos e Leonara Verlyane protagonizaram “A Viagem do Palhaço”, espetáculo que reúne com força, leveza e humor. Com poucas falas e muitos movimentos coreografados, conta a história de um palhaço que dorme e acorda em outra dimensão. Ainda foram mostradas as habilidades circenses aplicados de uma forma rigorosa e bem humorada, melhorando a flexibilidade dos alunos que até então nunca tiveram contato com tais técnicas e preparo físico. Para quem não teve a oportunidade de assistir a primeira Mostra da oficina, foi reapresentada na sexta-feira, 9/02 A Viagem do Palhaço, que contou com a participação de várias pessoas.
A ORIGEM DO CIRCO
O circo é provavelmente a arte de espetáculos de entretenimento mais antiga do mundo. Teve origem em povos viajantes. Existem muitos tipos de circo: circo de rua, tradicional, chinês, circo russo, etc. O universo circense, é, na verdade, um conjunto de diversas artes: malabarismo, palhaço, acrobacia, adestramento de animais, equilibrismo, magia, etc. Cerca de 5 mil anos, pinturas onde aparecem acrobatas, contorcionistas e equilibristas, foram descobertas na China, partindo daí uma hipótese do surgimento da arte circense. Naquela época, a acrobacia era utilizada como forma de treinamento para os guerreiros, pois gerava agilidade, flexibilidade e força.