Minas do Norte

Associação Presente realiza 12ª Mutirão de Prevenção

Evento acontece na próxima sexta-feira (5), na praça Doutor Carlos Versiani, em Montes Claros

Da Redação
Publicado em 01/04/2024 às 19:00.
Até 2023, a Associação Presente auxiliou mais de 5.884 pessoas de diversas cidades de Minas Gerais e do Sul da Bahia (DIVULGAÇÃO)

Até 2023, a Associação Presente auxiliou mais de 5.884 pessoas de diversas cidades de Minas Gerais e do Sul da Bahia (DIVULGAÇÃO)

A praça Doutor Carlos Versiani, localizada na região central de Montes Claros, sediará mais uma edição do Mutirão de Prevenção do Câncer nesta sexta-feira (5). Promovido gratuitamente pela Associação Presente, o evento, que já está em sua 12ª edição, é considerado o maior evento de rastreamento oportunístico de câncer em Minas Gerais, reunindo pacientes carentes não apenas da região do Norte de Minas, mas também do Sul da Bahia. 

A iniciativa busca ampliar o acesso da população a exames preventivos e consultas médicas, visando a detecção precoce do câncer. Em 2023, foram atendidas em consulta ambulatorial 3.582 pessoas, sendo que nas 11 edições anteriores foram diagnosticados precocemente 259 casos de câncer.

“Este número representa vidas que foram salvas graças à detecção precoce proporcionada pelo Mutirão. Durante o evento, consultas e exames serão direcionados às áreas de citologia, dermatologia, mastologia, urologia e odontologia. O diagnóstico precoce tem o poder de mudar todo o prognóstico destes pacientes e garantir que eles tenham chances de cura. O Mutirão de Prevenção do Câncer da Associação Presente reitera seu compromisso com a saúde da comunidade e convida a todos para participar deste importante evento de prevenção e conscientização”, afirma a presidente da Associação Presente e fundadora do Mutirão de Prevenção do Câncer, a oncologista e paliativista Príscila Miranda Soares.
 
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Para garantir que os pacientes estejam preparados para os exames e avaliações médicas, a Associação Presente disponibiliza recomendações específicas. Mulheres entre 50 e 69 anos, por exemplo, devem apresentar o cartão do SUS atualizado para realizar a mamografia, enquanto homens na faixa etária de 50 a 70 anos devem observar abstinência sexual de dois dias e evitar atividades como andar de moto ou bicicleta nas 48 horas anteriores ao exame de próstata. Para o exame de colo de útero, a faixa etária é de 20 a 65 anos, com a recomendação de abstinência sexual de dois dias e não estar menstruada ou grávida.

Além das tendas-consultório montadas na Praça Dr. Carlos, o evento contará com a presença da carreta da mamografia do Hospital de Amor, localizada na Praça Pio XII (Praça da Catedral), onde mamógrafos estarão operando em tempo real para atender mulheres na faixa etária indicada.
 
NÚMEROS
Até o ano de 2023, a Associação Presente já prestou assistência a mais de 5.884 indivíduos provenientes de municípios em todo o estado de Minas Gerais e Sul da Bahia. Seu compromisso é promover saúde e oferecer apoio integral, de forma gratuita, a pacientes com câncer e seus familiares. Isso abrange desde alojamento, alimentação e transporte até serviços especializados de nutrição, enfermagem, assistência social, psicológica, jurídica e espiritual.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por