Associação de universitários completa 20 anos

Jornal O Norte
Publicado em 08/05/2006 às 11:03.Atualizado em 15/11/2021 às 08:34.

Benjamim Oliveira Júnior


Correspondente



JANAÚBA – 60 mil quilômetros rodados. Essa é a marca que a AUJ – Associação dos Estudantes Universitários de Janaúba – tem alcançado nos últimos 20 anos, período de existência da entidade que, dentre os seus princípios, fundamenta-se no transporte de estudantes de Janaúba para as faculdades instaladas na cidade de Montes Claros, distante 135 quilômetros. Atualmente, os 200 alunos da AUJ dividem espaços em quatro ônibus e vão todos os dias em buscar da qualificação profissional.



Para celebrar as duas décadas da associação, a AUJ realiza neste sábado o encontro dos universitários. De acordo com Edílson Medeiro, presidente da AUJ, essa reunião será o momento para analisar a atuação da entidade que agrega os mais diversos profissionais em atividades e outros que se preparam para, no futuro, exercer a função com qualificação. Edílson Medeiro ressalta a importante parceria entre a associação e a prefeitura ao longo dos últimos 20 anos.



“Temos orgulho pelo apoio que a Prefeitura de Janaúba nos concede. Ela é um dos alicerces da AUJ. Também destacamos o empenho de cada associado e a compreensão da comunidade de Janaúba”, citou. A Prefeitura de Nova Porteirinha também contribui com a AUJ, entidade que agrega moradores e trabalhadores de Nova Porteirinha. “Muitos têm ajudado a AUJ, principalmente os fundadores da associação. Vale destacar o comprometimento de dois governadores do Estado: o Hélio Garcia (1987) e o Aécio Neves (2003), além dos prefeitos, que empenharam se para dotar a AUJ de ônibus”.



ONDE A AUJ ESTÁ



A cada ano a AUJ absorve entre 60 e 80 associados, conforme a demanda de vagas nos ônibus. A vacância depende da conclusão dos cursos ou então do desligamento do associado. Edílson Medeiro informa ainda que há um equilíbrio da representatividade de associados nas instituições de Ensinos Superiores, tanto públicas quanto privadas. No princípio, a predominância da pública era 100%, caiu para 66% há três anos e desde o ano passado há igualdade, com pequenas variações, inclusive, para o domínio de estudantes de faculdades particulares.



Todos os dias os associados da AUJ enfrentam o trânsito de duas rodovias: a BR-122 e a BR-251. A duração do percurso é de quase duas horas tanto para ir como para o retorno. “Existe até uma brincadeira dos estudantes que após a conclusão do curso, terão não somente um diploma (o da faculdade), mas sim três. Os outros dois serão de ‘estradeiros’ a serem concedidos pelo DER-MG e DNIRT numa referência por estarem todos os dias em trânsito pelas rodovias BR-122 e BR-251”, explicou o presidente.



Os janaubenses da AUJ deslocam-se para as faculdades da Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas, Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros, Faculdades Santo Agostinho, Faculdades Pitágoras, Facit – Faculdade de Ciência e Tecnologia, e outras instituições de ensino técnico e profissionalizante.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por