Fernando Almeida
Correspondente
A associação de Bordadeiras de Brasília de Minas – ABBM se destaca com a nova gestão e ganha força na caminhada rumo à profissionalização. Os bordados da cidade estão chamando a atenção da população brasilminense e também de outras regiões do estado. No feriado de sete de setembro foram expostos na IV Feira Nacional do Artesanato em Tiradentes-MG alguns bordados da Associação. Em parceria com o SEBRAE/SEDESE, a ABBM fez ótimos contatos para vendas em grande quantidade para lojistas. Hoje, os resultados da exposição já estão aparecendo, pois a divulgação dos bordados vem abrindo portas para mercados diferenciados.
A divulgação dos bordados vem abrindo portas para a
Associação das Bordadeiras (foto: divulgação)
Segundo a secretária de ação social Tatiana Léllis Almeida, a parceria com o SEBRAE está sendo fundamental para o crescimento da ABBM. - Em busca da qualificação para as bordadeiras de Brasília de Minas. - Logo que assumi a secretaria, fui a Belo Horizonte, onde me encontrei com a irmã de Aécio Neves, Andréia Neves e o marido dela Luiz Márcio que é um dos diretores do SEBRAE-MG. Ele foi muito solidário com a gente nessa causa. Na oportunidade eu levei umas peças para que eles pudessem conhecer o nosso trabalho e a partir desse momento as portas se abriram. Agora nós estamos realizando até o dia doze de dezembro, um curso de corte e costura de duzentas e trinta horas para vinte e cinco pessoas que estavam desempregadas, o curso é uma parceria com o SENAC/FAT. Outro curso que está sendo disponibilizado para a ABBM é o programa SEBRAE de artesanato com duração de ano. A nossa intenção é que o bordado seja uma fonte de renda, e a profissionalização, juntamente com a orientação e apoio dos nossos parceiros será fundamental para isso - declara.
De acordo com Tatiana, a parceria com o SEBRAE/SEDESE vai proporcionar a focalização da matéria prima que identifica a cidade de Brasília de Minas e maior profissionalização das bordadeiras, isso será um grande avanço para a região.