Oliveira Júnior
Correspondente
NOVA PORTEIRINHA – Garrafas pet e copos plásticos que seriam jogados fora podem transformar-se em brinquedos. Quem afirma é Rafael Sol, instrutor de cursos de reciclagem e incentivador do teatro de bonecas em educação. Ele ministrou curso para professores da rede municipal de ensino de Nova Porteirinha.
Segundo Rafael Sol, o aproveitamento do lixo doméstico favorece a criação de instrumentos que contribuem na dinamização do aprendizado:
– Acredito que, ao ensinar aos educadores, estes terão a missão de retransmitir aos alunos. É o efeito da multiplicação.
Ele entende que, através dos fantoches, o ensino torna-se mais atraente. A aplicabilidade dessas técnicas aos professores da rede municipal de ensino de Nova Porteirinha é, na concepção de Rafael Sol, a inovação pedagógica e afirma que isso deveria acontecer em todos os municípios.
- Os educadores de Nova Porteirinha não só foram participativos como também mostraram suas habilidades – diz Rafael, que reivindica maior valorização da arte como uma das principais disciplinas do currículo escolar.