Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – Alegria, emoção e superação. Essas foram as características demonstradas pelas pessoas portadoras de necessidades especiais no II Festival Regional Nossa Arte promovido pelo Conselho Regional Norte II das Apaes – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – da região de Janaúba. Houve a participação de entidades de quatro municípios.
O aluno José Fernandes de Sá, da Apae de Monte Azul, demonstrou o quanto que as diferenças existentes não são empecilhos para que eles (os portadores de necessidades especiais) possam desenvolver os dons e talentos e ainda criar obras de arte e cultura. Com o auxílio de uma sanfona, José Fernandes entoou uma música sertaneja. Ele tocou e cantou a canção “Mulher Chorona” e teve acompanhamento da platéia.
Participaram do festival as Apaes de Janaúba, Porteirinha, Jaíba e Monte Azul. Houve apresentações de danças folclóricas, danças clássicas, dance e arte cênicas. No geral, a Apae de Janaúba conquistou três prêmio e a associação de Porteirinha obteve um título.
A presidente da Apae de Janaúba, Maria Aparecida Padovezi (Padô) Miranda, destacou o empenho dos alunos e dos educadores no festival e citou que esse evento é um instrumento de inclusão social por meio da arte. – Com o festival cria-se espaço de manifestação do talento dos alunos e também de cidadania. Além disso, o festival contribui para conscientizar a sociedade para o valor do respeito às diferenças – declarou.