Paulo Brandão
Correspondente
Objetivo é promover alfabetização digital e a universalização
do uso da internet (foto: Paulo Brandão)
Recentemente, a Apae - Associação dos pais e amigos dos excepcionais de Bocaiúva inaugurou um moderno Telecentro do projeto Estruturador da inclusão digital e social do governo de Minas Gerais. A entidade conseguiu o recurso através da secretaria de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sectes, e empenho do senador Eduardo Azeredo e do deputado federal e presidente da Federação nacional das Apaes, Eduardo Barbosa. O objetivo primordial é promover a alfabetização digital e a universalização do uso da internet como ferramenta geradora de conhecimento, permitindo acesso às informações gerais, treinamentos e capacitação à distância, gerando como conseqüência a inclusão social dos cidadãos mineiros. Também constitui meta a apropriação da informação para possibilitar o desenvolvimento social e auto-sustentável, além de garantir melhorias e qualidade de vida ao cidadão mineiro.
O QUE É
Os telecentros são ambientes voltados para a oferta de cursos e treinamentos presenciais e à distância de informações, serviços e oportunidades de negócio, visando ao fortalecimento das condições de competitividade das micro e pequenas empresas, assim estimulando a criação de novos empreendimentos. Os telecentros trabalham com computadores ligados em rede, conectados à internet sob orientação de monitores capacitados para atender as demandas dos usuários.
Também são entidades públicas com caráter comunitário destinado a articular oportunidades de inserção produtiva de trabalho em educação profissional. A meta geral é diminuir a exclusão digital, inserindo a população, principalmente a de baixo Índice de desenvolvimento humano -IDH às tecnologias de informação e comunicação, possibilitando o acesso à internet e capacitação por meio de ensino à distância.
INFRA-ESTRUTURA
O telecentro da Apae de Boc é composto por cinco computadores conectados em rede, acesso à internet, um servidor, quatro estações de trabalho, uma impressora com fax, cinco filtros de linha, um no breack, software: ambiente Linux, cadeiras e mesas.
No primeiro momento serão abertos cursos aos alunos da Apae e outros do ensino fundamental e médio de escolas públicas, que já possuem domínio em internet. Logo em seguida serão iniciados cursos de capacitação para a comunidade.
RESULTADOS
Os telecentros são acompanhados por meio de relatórios, visitas presenciais e virtuais. O acompanhamento dos resultados será feito por meio de critérios quantitativos e qualitativos. Será formada uma comissão gestora com o objetivo de avaliar os resultados e a eficiência e eficácia dos telecentros associadas a suas atribuições.
De acordo com o coordenador pedagógico da Apae de Bocaiúva, Waldeir Marcelo Vieira, esta é um conquista histórica para a Apae, pois é a primeira do estado de Minas Gerais a celebrar um convenio desses e a adquirir um telecentro do porte que é o de Boc.