Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – A Emater-MG - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – foi escolhida a melhor empresa do setor de Desenvolvimento Agropecuário do país, pelo Anuário do Agronegócio, edição 2006, da revista Globo Rural, em parceria com a Serasa. É a primeira vez que o desenvolvimento agropecuário é contemplado no ranking. Este ano, foram inscritas mais de 900 empresas, de 30 setores, e 300 foram selecionadas.
O presidente da Emater-MG, José Silva Soares, destaca que essa é uma vitória de todos e o prêmio representa o trabalho conjunto da equipe da Emater-MG. José Silva estará no Norte de Minas esta semana para mostrar aos funcionários da empresa e às comunidades o prêmio obtido pela Emater-MG.
Para o gerente regional da Emater em Janaúba, Valmisoney Moreira Jardim, a consagração da empresa como a melhor do Brasil é o reflexo da metodologia que é voltada para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar das famílias rurais.
Na reunião que terá com produtores e lideranças da microrregião da Serra Geral de Minas, sexta-feira, 3, em Nova Porteirinha, o presidente da Emater-MG demonstrará, com o prêmio conquistado, que é possível para uma empresa pública ser bem-sucedida na utilização de modernas ferramentas de gestão, no mesmo nível das grandes empresas privadas.
A Emater-MG está presente em 786 municípios do Estado de Minas Gerais (mais de 92% do total) e atende a mais de 400 mil agricultores em todo o Estado. A regional de Janaúba possui 72 funcionários, todos da Emater, e em torno de 10 servidores cedidos por prefeituras.
De acordo com Valmisoney Moreira, neste ano a Emater-MG regional de Janaúba promoveu 18 cursos de capacitação em horta e 15 cursos de capacitação em lavouras, cada curso com média de 20 participantes. A empresa auxiliou também na implantação de 483 hortas individuais e 400 hortas comunitárias.