ARTESÃOS DE GLAUCILÂNDIA SÃO DESTAQUES EM BH
Que Gameleira é um berço de artistas no município de Glaucilândia todos já sabem. Mas poucos têm conhecimento sobre o sucesso que os artesãos têm feito em Belo Horizonte. Durante o IV Congresso Brasileiro de Agroecologia promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia e Emater, realizado entre os dias 20 e 23 deste mês, no Sesc em Venda Nova, o grupo glaucilandense fez a abertura oficial do evento executando o Hino Nacional em rabecas e viola, e no decorrer dos dias seguintes fizeram apresentações de viola deixando vários representantes de outros estados impressionados. Um show a parte, segundo Denise Dias, extensionista da Emater de Glaucilândia. Parabéns a João de Bichinho ( o artista do mato), Helena Botelho, Claudete, Sinval da Gameleira, Cida, Júnior entre outros participantes que não citamos o nome, mas com certeza tem a mesma importância dos demais. Abaixo, segue texto do Jornal Fique por Dentro da Emater, que fala sobre a participação dos artesãos:
Feira
Um dos destaques da feira de artesanato da agricultura familiar, realizada durante o congresso, são os instrumentos musicais, bordados, bandejas, oratórios produzidos por uma família de agricultores de Glaucilândia, Norte de Minas. “Além da produção agrícola, complementamos nossa renda com o artesanato, que é comercializado em feiras regionais e me outros estados”, afirma Helena Botelho, o “Bichinho” que confecciona diversos instrumentos como a rabeca. Com o apoio da Emater-MG, da prefeitura Municipal de Glaucilândia e de artistas como Téo Azevedo, eles produzem e comercializam seus produtos. A família faz parte da Associação de artesão de Glaucilândia, que congrega mais 22 famílias. (Sic).
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Na edição anterior de O Norte prometemos contar até o fim de dezembro, pequenas histórias de pessoas que passaram por problemas, dificuldades para conseguir alcançar os objetivos, mas que lutaram, venceram e estão perseverantes para o próximo ano. A primeira é de um jovem.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
UM JOVEM ADMIRÁVEL
Renato Salvador de Souza, 21 anos, solteiro e, como muitos, também anseia por algo na vida. Atualmente, mora só devido a alguns problemas familiares, diz que às vezes sente falta de companhia ou de amizades sinceras. Ele conta que durante este ano de 2006, houve momentos ruins, passou por muito stress que quase o levou a ter uma depressão, porém, segundo ele, “Deus foi tão bom, que não deixou que isso acontecesse”. Renato não relata inteiramente o passado, mas diz que foi um tanto sofrido. Morava com os avós e teve algumas desavenças na família, em relação ao pai e uma tia, motivo pelo qual foi morar sozinho. Mas que também se sentia um hóspede e necessitava se tornar independente. Assim como houve os problemas, teve também os momentos bons. Por esforço próprio, fez algumas viagens, começando pela Canção Nova, em Cachoeira Paulista – SP, no mês de janeiro. Em março, esteve no PHN (Por hoje não vou mais pecar), no estado de São Paulo, foi à Aparecida do Norte no mês de julho e visitou ainda, Campos do Jordão.
Renato Salvador ao lado de Manu, exemplo para os jovens
- Gosto de viajar. Muitos até me criticam, mas faço pela religião e isso me acalma e acaba o stress e sem contar as amizades que a gente faz, são inesquecíveis/image/image.jpg?f=3x2&w=300&q=0.3"center">. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR
A eleição para nova comissão do Conselho Tutelar de Glaucilândia realizada no dia 24 de novembro, para o triênio de 2007 à 2009 contou com 44 votantes de um colégio eleitoral formado por 49 eleitores. Durante o horário de votação, entre 8 e meio dia, não houve maiores problemas nem complicações. Foram reeleitas para o cargo, Girlene Carvalho com 33 votos; Maria Aparecida Marques Caldeira, 30. E Maristela de Fátima Garcia Gomes, 30; Carolaine de Souza Leonardo Salvador, 21, e Laura Aparecida Oliveira, 20 foram eleitas pela primeira vez. Sendo suplentes, pela ordem; Mirian Martins de Oliveira, Damiane Maria Santos, Lidiane Felipe Mendes e Maria Luciana da Cruz Veloso.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
PT DE GLAUCILÂNDIA
Durante a última campanha eleitoral para deputados, senadores, governadores e presidente da república muito se ouviram dizer que os membros do PT de Glaucilândia estariam perdendo o partido. Tudo por causa de um apoio negado ao deputado Welignton Prado, reeleito posteriormente. Mas até o momento ficou no barulho, e o PT continua nas mãos da juventude glaucilandense.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
CÂMARA DE VEREADORES
Registramos aqui o empenho do presidente da Câmara de Glaucilândia, Rafael Cardoso, pela restauração que a mesma tem passado, construindo realmente um ambiente digno para o povo. Agora podemos dizer que esta é a casa do povo. Parabéns.