Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – O candidato a presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), deverá vir a Janaúba na terça-feira, 24, em companhia do governador reeleito Aécio Neves (PSDB). A intenção do partido é tentar reverter, no segundo turno, a situação dos votos na microrregião da Serra Geral de Minas onde o candidato à reeleição, Luís Inácio Lula da Silva (PT) venceu em todos os 16 municípios dessa microrregião, no 1º turno.
O retorno do governador Aécio a Janaúba – ele esteve na cidade no dia 17 de setembro – visa ainda agradecer a votação obtida na microrregião, no dia 1º de outubro. O governador Aécio Neves obteve 91.912 votos contra 37.323 do adversário Nilmário Miranda (PT). Aécio foi majoritário em 14 municípios, perdeu apenas em Mato Verde e Catuti.
Outra finalidade da visita de Aécio é consolidar o domínio do PSDB no município de Janaúba, que reelegeu a deputada estadual Elbe Brandão com quase 13 mil votos e é governado pelo tucano Ivonei Abade Brito, no segundo mandato consecutivo frente à prefeitura.
A coordenação de campanha não havia confirmado, até o fechamento desta edição, a visita de Alckmin e de Aécio, mas os órgãos de segurança pública foram mobilizados para o planejamento de estratégia em caso da vinda dos líderes tucanos. O governador e o presidenciável deverão chegar pela manhã e manterão reunião com os prefeitos da região.
Em Janaúba, o PSDB fez aliança com o PT na eleição de 2004. O vice-prefeito é o delegado de polícia civil licenciado José Benedito Nunes Neto (PT), que fez campanha para o governo do Estado para o candidato Nilmário Miranda (PT) e se encontra na campanha de reeleição do petista Lula.
VOTAÇÃO NA SERRA GERAL
Na eleição de 2002, o candidato José Serra (PSDB) venceu no 1º e 2º turnos na microrregião da Serra Geral de Minas. Serra obteve 52 mil votos contra 37 mil de Lula, no 1º turno. No 2º turno, Serra conseguiu 67 mil votos e Lula 45 mil.
No dia 1º de outubro deste ano, o candidato Lula conquistou 88.355 votos na região de Janaúba, contra 43.404 de Geraldo Alckmin. A seguir, a votação de Alckmin e Lula nos 16 municípios da microrregião da Serra Geral de Minas:
JANAÚBA – Presidente – Lula, 21.964; Alckmin, 8.413.
JAÍBA – Presidente – Lula, 7.503; Alckmin, 5.379.
MATIAS CARDOSO – Presidente – Lula, 2.655; Alckmin, 1.341.
VERDELÂNDIA – Presidente – Lula, 2.489; Alckimin, 999.
NOVA PORTEIRINHA – Presidente – Lula, 2.957; Alckmin, 1.116.
PAI PEDRO – Presidente – Lula, 2.296; Alckmin, 477.
PORTEIRINHA – Presidente – Lula, 12.830; Alckmin, 5.552.
RIACHO DOS MACHADOS – Presidente – Lula, 3.538; Alckmin, 926.
SERRANÓPOLIS DE MINAS – Presidente – Lula, 1.305; Alckmin, 890.
CAPITÃO ENÉAS – Presidente – Lula, 5.280; Alckmin, 1.859.
CATUTI – Presidente – Lula, 2.000; Alckmin, 689.
ESPINOSA – Presidente – Lula, 7.306; Alckmin, 6.613.
GAMELEIRAS – Presidente – Lula, 1.370; Alckmin, 1.317.
MAMONAS – Presidente – Lula, 1.718; Alckmin, 1.711.
MATO VERDE – Presidente – Lula, 5.158; Alckmin, 1.983.
MONTE AZUL – Presidente – Lula, 7.986; Alckmin, 4.139.