Minas do Norte

Acolhimento que conforta

Montes Claros ganha centro para atender pacientes com câncer em estágio avançado

Leonardo Queiroz
Publicado em 27/08/2022 às 00:38.
Hospice conta com seis quartos e 12 leitos, além de fisioterapia, consultório médico e odontológico (JULIANA GORAYEB / DIVULGAÇÃO)

Hospice conta com seis quartos e 12 leitos, além de fisioterapia, consultório médico e odontológico (JULIANA GORAYEB / DIVULGAÇÃO)

Foi inaugurado esta semana, em Montes Claros, o Hospice Jesuína Rosa Silva, primeiro centro de cuidados paliativos para pacientes com câncer em estágio avançado.

Trata-se de uma unidade de internação e atendimento ambulatorial com uma equipe multiprofissional, especializada no controle da dor, assim como sintomas sociais, emocionais e espirituais, promovendo alívio profundo do sofrimento para o paciente e sua família.

Os serviços oferecidos na unidade de internação e ambulatorial são gratuitos.

O Hospice leva o nome da paciente Jesuína Rosa Silva, natural de Serranópolis de Minas, que descobriu um câncer raro de ovário e se mudou para MOC em 2011 para continuar o tratamento.

Durante o período em que esteve sob os cuidados da associação, teve um sonho realizado: conhecer o mar. Foi em 2017. Três meses depois, ela faleceu. 

Sidinei Santos Silva, primo de Jesuína comentou, orgulhoso, sobre a referência no nome da unidade.

“Ela foi uma guerreira, batalhadora e vencedora. Temos a certeza de que está em paz. Essa homenagem representa toda a família e pessoas que a conheceram de perto e acompanharam a sua luta. Tenho certeza que a sua história ainda inspira vidas através da sua garra e luta pelos seus ideais”. 

A construção do Hospice só foi possível por meio de doações da comunidade e do fomento de projetos públicos e privados no decorrer destes quatro anos.  

“A associação vai oferecer, de maneira gratuita, uma das unidades mais modernas e capacitadas em cuidados de final de vida do Brasil. Estamos profundamente realizados em inaugurar um hospital de amor, onde vamos promover, com a expectativa de fazer se sentir em casa estando fora de casa”, pontuou a médica e fundadora, Priscila Miranda. 
 
ESTRUTURA
O Hospice conta com seis quartos e 12 leitos, todos com banheiros acessíveis, varanda, além de sala de convivência, fisioterapia, consultório médico e odontológico, almoxarifado, copa, rouparia, sala de espera e recepção, espaços para atividades manuais e socialização – como sala de artesanato e terapia ocupacional. 

Há também espaços de apoio como posto de enfermagem, apoio psicológico, nutricional, social e espiritual, sala de voluntários, dentre outros. 

O Hospice Jesuína Rosa Silva fica na Associação Presente, à Rua Maria Fernanda Freitas de Jesus Cordeiro, 242, Canelas. 
 
A ASSOCIAÇÃO 
A Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer - Padre Tiãozinho é uma organização não governamental, filantrópica, que tem como Missão ‘Promover assistência, cuidado e amparo a jovens, adultos e idosos carentes com câncer e atuar na prevenção e diagnóstico precoce da doença’.

Desde a sua fundação em junho de 2004, a Associação Presente já ajudou mais de 25 mil pessoas. A atuação da Associação Presente é de assistência social e está associada ao atendimento do público na área da saúde, fomentando a dignidade aos acometidos pelo câncer e que vivem em risco de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo acolhimento, alojamento, alimentação, transporte, assistência social, jurídica, espiritual, entre outras.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por