Paulo Colombo
Correspondente
TAIOBEIRAS – Segundo moradores, a secretaria municipal de Saúde está desenvolvendo um excelente trabalho, digno da população e da região. Através do PSF - Programa saúde da família, o setor avançou de forma notória, atendendo aos bairros e povoados deste município, sempre levando em conta os parâmetros nacionais que definem a quantidade de pessoas e famílias que serão atendidas por cada equipe.
Estrategicamente, busca a eliminação da hanseníase, o controle da tuberculose, da hipertensão arterial, da diabetes, da eliminação da redução da mortalidade infantil, da saúde da criança, da mulher, do idoso, da saúde bucal e da promoção da saúde.
A zona rural do município é atendida pelo PACs - Programa de agentes comunitários de saúde, gerenciado por enfermeiros e agentes comunitários de saúde, usando das mesmas estratégias do PSF.
De acordo informações do secretario municipal de Saúde, Célio Brito Mendes, o setor vem sofrendo alterações significativas em todo o sistema de saúde local, diante dos inúmeros convênios firmados com o governo do estado de Minas Gerais.
- Conseguimos muitos avanços na área de saúde, através do SUS -Sistema único de saúde. Agora, o nosso grande desafio e ponto divergente é o atendimento a pacientes que não são cobertos pelo SUS - diz.