Logotipo O Norte
Quarta-Feira,17 de Setembro

25 anos de uma das mais autênticas Folias de Reis do Brasil

Jornal O Norte
Publicado em 12/01/2007 às 12:02.Atualizado em 15/11/2021 às 07:55.

Paulo Brandão


Correspondente



Começa hoje e se estende até domingo uma das maiores festas de Folia de Reis do Brasil, a de Alto Belo (distrito de Bocaiúva). Em todo o Brasi, a festa é comemorada do dia 25 de dezembro até 6 de janeiro, mas em Alto Belo acontece nos dias 12 a 14 de janeiro.





Os festejos reúnem centenas de visitantes, foliões, pesquisadores da cultura popular brasileira, turistas de vários estados brasileiros e artistas.



Hoje, às 18 horas, ocorre o levantamento do Mastro de Santos Reis. Em seguida, abertura oficial com a presença de autoridades e ternos de folia.





Logo depois, forró ao vivo com a presença do grupo de dança Calanguê.





No sábado, encontro do violeiro, show com Théo Azevedo, teatro e forró pé de serra. Já no domingo, missa campal e show com o artista global Jackson Antunes e a dupla de repentistas Caju e Castanha. Vale a pena conferir uma das poucas manifestações culturais permanentes na região.



TRADIÇÃO





Neste ano, a Folia de Reis de Alto Belo comemora 25 anos de existência e promete agradar aos foliões com a sua vasta programação. Alto Belo é berço de vários artistas, como o idealizador da festa, Téo Azevedo, que é cantador, compositor e instrumentista. Bem próximo ao distrito, exatamente na localidade de Gameleira, está Sinval da Gameleira, o compositor e famoso fazedor de rabecas (instrumento de cordas semelhante a uma viola).





Também fazem parte dos artistas de Alto Belo: Marimbondo Chapéu, Moisés Pimenta, João de Bichinho e muitos outros que fabricam instrumentos vendidos para vários artistas do mundo. O distrito fica localizado a 25 km de Bocaiúva e a 45 de Montes Claros, na nascente do Rio Verde Grande.



ATRAÇÕES



Alto Belo já foi tema de vários documentários de televisão e de jornais de todo o mundo com as suas hilárias atrações. O visitante assiste a corridas de jegue, de porco,de galinha, de cavalo de pau, cachorro. Há concursos do maior contador de mentiras, roedor de pequi, maior chupador de manga, risada mais alta e engraçada. Além de toda essa programação o visitante pode desfrutar de comidas típicas, doces e bebidas produzidas na região. O convite da festa é para lá de engraçado e diz o seguinte:





“Em Alto Belo não existem hotéis, pousadas ou pensões, restaurantes e lanchonetes. O visitante pode se acomodar na casa de qualquer morador da localidade que receberá hospedagem e alimentação gratuitos”.





Basta o interesse de cada folião ou visitante!

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por