Tempero norte-mineiro

1º Festival Gastronômico de Varzelândia destaca ingredientes regionais

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 19/09/2024 às 19:00.
Sabor da Terra: costelinha suína caramelizada na geleia de bacon e pequi sobre mandioca na manteiga de garrafa e farofa de alho, preparada por Cristiana Soares, será um dos pratos do festival (Divulgação)

Sabor da Terra: costelinha suína caramelizada na geleia de bacon e pequi sobre mandioca na manteiga de garrafa e farofa de alho, preparada por Cristiana Soares, será um dos pratos do festival (Divulgação)

Nesta sexta-feira (20), Varzelândia, no Norte de Minas Gerais, recebe a primeira edição do Festival Gastronômico e Cultural, visando promover o turismo gastronômico e valorizar a cultura local. O evento, que acontecerá a partir das 18h na Praça Cícero Drumond, é gratuito e conta com a organização do Sebrae Minas em parceria com o Sicoob Credinor e apoio da Sala Mineira do Empreendedor.

Durante o festival, dez empreendedores da cidade, que participaram do programa “Prepara Gastronomia” do Sebrae Minas, terão a oportunidade de vender pratos elaborados durante as consultorias. Essas orientações incluíram temas como precificação, marketing digital e gestão eficiente dos negócios.

De acordo com Hebbe Mendes, analista do Sebrae Minas, o evento proporcionará visibilidade aos empresários locais. “Essa primeira edição vai evidenciar o potencial gastronômico de Varzelândia, ressaltando a importância de valorizar os produtos regionais de maneira sustentável e estimulando a criatividade dos empreendedores na criação de novos pratos”, afirma Mendes.

Cristiana Soares, proprietária de um bufê e uma das participantes do evento, expressa sua expectativa positiva. “Estamos bastante empolgados e felizes pela oportunidade que o Sebrae nos deu de fazer esse festival aqui em Varzelândia. Estamos prontos para receber a população com muito carinho. Apresentaremos um prato muito elaborado, o ‘Sabor da Terra’ que é uma costelinha suína caramelizada na geleia de bacon e pequi sobre mandioca, na manteiga de garrafa e na farofa de alho, onde tivemos o chef Afonso que nos assessorou na elaboração do prato”, diz. 

INGREDIENTES REGIONAIS
O festival contará ainda com a colaboração do chef consultor do Sebrae Afonso Bicalho, que auxiliou na elaboração dos pratos, utilizando ingredientes típicos da região como baru, rapadura, carne de sol e queijo. “Quando falamos de festival gastronômico falamos da riqueza e da cultura da nossa região. Não existe turismo senão entregarmos alimentação característica daquela região, não existe falar de comida sem falar dos modos de fazer e dos ingredientes que brotam naquele lugar. E não existe falar de gastronomia sem falar disso tudo junto: a relação do povo com o alimento, a história da cidade e região com o alimento e da entrega para aquele que vem conhecer a riqueza da região que é a gastronomia”, diz Bicalho. 

“Falar de Varzelândia, do cerrado mineiro, é algo emblemático, onde o cerrado é um bioma que encanta a todos nós cozinheiros por conta da riqueza. O festival celebra a cultura alimentar, é uma festa para o povo onde valorizamos nossas riquezas onde é possível transformas pratos simples em pratos técnicos, valorizá-los e extrair o máximo de sabor desses pratos através dessas técnicas e é isso que visamos fazer: colocar técnicas nos preparos e usar o que temos disponível e mostrar para todos que aquilo não é simples, é específico dessa cidade e precisa ser valorizado”, completa o chef. 

A programação inclui uma aula-show com Bicalho e apresentações culturais de artistas locais.

Confira os estabelecimentos e os pratos que participam do evento:

— Pão de Mel da Fabi: Barumel (pão de mel recheado por caramelo salgado e baru, coberto por chocolate nobre e farofa de baru).
— Burguer Houser: Delícia mineira (pão de brioche, blend de 160g, queijo minas, barbecue de goiabada, bacon em fatias, molho especial, cebola roxa e picles).
— Resenha’s Hamburgueria: Made in roça (pão de brioche, blend de 150g, cheddar, bacon em fatias, anéis de cebola, couve crispy, molho da casa e picles).
— Restaurante Bom Sabor: Porquin Embriagado (costelinha suína ao molho de rapadura e cachaça, sobre angu mole e couve rasgada).
— Restaurante Delícias.con: Ouro do Cerrado (arroz rico de pequi com carnes, legumes e temperos do cerrado).
— Padaria e pizzaria Alvorada: Alvorada gerais (brotinho (pizza de massa artesanal, molho da casa, muçarela, tomate, cebola, carne seca desfiada e pesto de couve).
— Açaí Delivery: Casadinho com morango (como mesclado de cremes de açaí e cupuaçu, acompanhado por leite em pó, morango, mousse de morango e leite condensado).
— Buffet Festa Fácil: Sabores da Terra (costelinha suína caramelizada na geleia de bacon e pequi, sobre mandioca na manteiga de garrafa e farofa de alho).
— Churrascaria Sabor de Minas: Brasa Minas (linguiça flambada na cachaça, acompanhada por vinagrete de maçã e farofa).
— Dona do pedaço: Sol do Sertão (contrafilé de sol grelhado, acompanhado por molho à campanha de Feijão Andu e farofa crocante).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por