Vitasopa é um desafio para o Brasil, diz Andréa Neves

Jornal O Norte
29/09/2005 às 10:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

Benjamim Oliveira Júnior


Correspondente

JANAÚBA - Com a previsão de produzir três toneladas de alimentos por semana e distribuir 100 mil refeições mensais, foi inaugurada ontem, nesta cidade, a fábrica do Vitasopa, programa de complementação alimentar coordenado pelo Servas – Serviço voluntário de Assistência Social. A presidente do Servas, Andréia Neves Cunha, ressaltou que o Vitasopa é o ele de dois extremos, o da fartura e o da miséria. Ela diz ainda que esse programa é um desafio do governo de Minas e que deveria ser seguido por outros governantes.

- Com o Vitasopa estamos combatendo duas chagas, o desperdício e a fome - afirmou Andréia Neves ao anunciar para ainda este ano a inauguração de outras duas fábricas do Vitasopa no estado, uma em Montes Claros e outra em Uberlândia.

A presidente do Servas chegou em Janaúba por volta de 14h30. Visitou a unidade industrial da Best Pulp, que fabrica polpa de tomate com início de exportação para os Estados Unidos. Essa empresa doará tomate in natura para o Vitasopa.

Na fábrica, Andréia Neves acompanhou o fluxo da produção de sopas de abóbora, cebola, tomate, mandioca, banana passas. Ela se emocionou com homenagem de um grupo de crianças do projeto AABB Comunidade.

CIDADANIA

Ao ser surpreendida pela câmara de vereadores de Janaúba, que lhe outorgou o título de cidadã honorária, Andréia Neves disse que isso é o reconhecimento da comunidade pelas ações do atual governo, ocupado por Aécio Neves, seu irmão. Aécio também receberá o título de cidadania janaubense.

PRODUÇÃO

O presidente da Abanorte - Associação dos fruticultores do Norte de Minas, Dirceu Colares disse que a classe produtora se sente orgulhosa em compor a parceria do Vitasopa. Segundo ele, até então se perdia muito alimento no campo. Com a adesão ao programa, muitas serão as famílias a serem beneficiadas.

Dirceu Colares teceu ainda comentários acerca das dificuldades que o produtor encontra, principalmente com relação à implantação de tecnologia.

- Mas estamos irmanados nesse programa que também aproxima mais ainda o produtor do consumidor - disse o presidente da Abanorte ao acrescentar que diariamente são produzidas bananas suficientes para carregar 60 caminhões, além de outros alimentos.

O Bispo da Diocese de Janaúba, Dom José Mauro Pereira Bastos, enalteceu o Vitasopa como sendo a alternativa de aproveitamento do desperdício capaz de combater a desnutrição na região.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por