Terra treme e assusta três cidades do Norte de Minas

Bonito de Minas, Januária e Cônego Marinho sentiram abalo registrado na zona rural

Christine Antonini
22/01/2019 às 07:55.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:09
 (Divulgação)

(Divulgação)

A semana dos moradores de três cidades da região Norte do Estado começou literalmente agitada. Ontem, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) confirmou o registro de um tremor de terra que afetou a zona rural de Januária. O epicentro do abalo foi na região de Pandeiros e foi sentido também pela população das vizinhas Cônego Marinho e Bonito de Minas.

O tremor de 2,8 pontos na Escala Richter ocorreu por volta das 7h da manhã de ontem e foi confirmado pelo Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes. Não houve, até o momento, registros de feridos ou danos materiais.

A região onde o tremor foi percebido é marcada pelo relevo cárstico, com inúmeras formações calcárias e com cavernas.

Essa foi a segunda vez que os moradores de Bonito de Minas sentiram algum tipo de tremor de terra. Em outras cidades do Norte de Minas, como Montes Claros e Itacarambi, já houve abalos sísmicos semelhantes ao ocorrido ontem.

O mais forte registrado na “capital” norte-mineira foi em maio de 2012, de 4.7 pontos na Escala Richter, que mede a intensidade dos abalos.
 
MEDO
Segundo relatos de moradores, o abalo foi sentido em comunidades da zona rural de Januária, como Campos e Palmeirinha, além de Pandeiros, e em localidades rurais dos municípios vizinhos. .

O empresário, Isaac Rodrigues dos Santos estava no supermercado com o pai na hora do fenômeno. Ele conta que os moradores ficaram assustados.

“É a segunda vez que sentimos um tremor de terra aqui no Bonito de Minas. No momento achamos que tinha sido alguma coisa que tinha caído. Meu pai logo identificou que seria um tremor de terra. Todos saíram correndo de dentro do mercado, onde deu para sentir o chão tremendo. A sensação é muito ruim. Tudo durou aproximadamente uns 8 segundos e o estrondo foi muito forte”, relata o empresário.

 SAIBA MAIS
Magnitude
Mesmo com o Núcleo de Estudos Sismológicos (NES) a 157 quilômetros de distância do epicentro do tremor (em linha reta), a estação que fica localizada no Parque Estadual da Lapa Grande registrou o abalo. Segundo o NES, os tremores acima de 2.5 pontos já são percebidos na superfície, mas em locais mais tranquilos podem ser percebidos em magnitudes até menores.

“Este é o abalo mais forte registrado no Norte de Minas desde o início de 2018”, explica Maykon Fredson Freitas Ferreira, responsável pela análise de sismograma no NES.

Para calcular a intensidade correta do tremor, os dados apurados em estação da Unimontes são enviados para o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (OBIS/UnB) que, por sua vez, faz a “triangulação” dos números. Ou seja, a magnitude apurada pelo sismógrafo da universidade é comparada com as dos demais aparelhos mantidos pela UnB no próprio Norte de Minas (Januária), Oeste da Bahia (Barreiras), Vale do Jequitinhonha (Diamantina) e no Centro-Oeste (Goiás).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por