Somente dois municípios do Norte de Minas retomarão as aulas presenciais

As demais 87 cidades da região decidiram manter escolas fechadas

Christine Antonini
O NORTE
26/09/2020 às 08:09.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:38
 (Pedro Ribas/fotos publicas)

(Pedro Ribas/fotos publicas)

Apenas dois municípios do Norte de Minas decidiram acatar a decisão do governo do Estado de retornar às aulas no dia 5 de outubro. Os prefeitos de São Francisco e de Catuti estão aguardando as instruções com as medidas de segurança contra o novo coronavírus para retomar o calendário escolar presencial.

A decisão foi tomada durante uma reunião on-line entre a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e os secretários de Educação das cidades da região. Os demais prefeitos decidiram por não reabrir as escolas.

O Estado autorizou os municípios que estão na Onda Verde, de acordo com o plano Minas Consciente, a retomar as atividades escolares, mas cada prefeito tem a autonomia para decidir em aderir à decisão ou não. Todo o Norte de Minas está na Onda Verde. 

“O prefeito é a autoridade sanitária máxima no município e, por isso, se deliberar com base nos indicadores epidemiológicos de que não pode retornar qualquer atividade letiva presencial, ficarão proibidas as aulas tanto nas redes municipal, estadual e privada, em todos os níveis”, pontua Neiva Cássia, coordenadora do Departamento de Educação da Amams. 
 
SEM CONDIÇÕES
Os secretários municipais de Educação mostraram na videoconferência que a retomada das aulas presenciais pode colocar em risco a vida dos alunos, servidores e ainda os familiares, pois com o contato pode haver uma contaminação de forma geral. 

Alertaram ainda que não estão em condições de resolver de imediato a questão do transporte escolar, pois não está sendo feito o repasse total dos recursos para essa área e nem mesmo definir como será a distribuição desses alunos dentro das salas de aula, diante da necessidade de promover o distanciamento. 

O prefeito de São Francisco, Evanilso Aparecido Carneiro (Veim), optou por acatar a decisão do governo de Minas. Segundo ele, o retorno às aulas presenciais é certo, mas com a condicionante de que, se aumentar os casos de pessoas infectadas pela Covid-19, automaticamente suspenderá a atividade. 

Em Catuti, as aulas também deverão retornar no dia 5 de outubro. O prefeito José Barboza (Zinga) afirma que seguirá as decisões da Secretaria de Estado da Educação. “Vamos aguardar as instruções detalhadas e colocar em prática”, enfatiza o prefeito e diretor da Regional Norte da Associação Mineira dos Municípios (AMM).
 
ESCOLAS ESTADUAIS
No caso das 3,6 mil escolas estaduais, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, explicou que a volta às atividades presenciais dos alunos do 3º ano do ensino médio está prevista para o próximo dia 19 de outubro. Antes disso, a partir do dia 5 de outubro, professores e diretores serão convocados para o planejamento do retorno. 

A partir de orientações da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em conjunto com as evoluções de ondas do plano Minas Consciente, gradualmente outras turmas retornarão, seguindo os critérios sanitários de segurança definidos pelo governo.

“Não será obrigatório a presença, por isso vamos manter as aulas on-line. Entendemos que o 3º ano tem a situação mais difícil e complicada, tendo em vista a aproximação do Enem. E reforçando o ponto de que a oferta das estratégias presenciais será progressiva e realizada com todo o cuidado. As aulas presenciais estarão focadas em fixação dos conteúdos que já vêm sendo trabalhados na educação remota”, explicou a secretária. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por